Sustentabilidade, forma e construção no atelier de projeto

Autores

  • Silvia Regina Morel Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Humberto Nicolas Sica Palermo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Fernando Silva Bahima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

arquitetura sustentável, metodologias de projeto sustentável, construção em madeira engenheirada, construção seca

Resumo

No âmbito do ensino do projeto de arquitetura, o emprego da madeira como material de baixo impacto deve estar associado a outras práticas sustentáveis. Este artigo tem como objetivo descrever uma proposta de ensino de projeto na disciplina de atelier de projeto de final de curso de Arquitetura e Urbanismo. A ênfase dada é composta por um tripé que promove a integração entre a sustentabilidade ambiental, forma arquitetônica e construção industrializada. O material de construção utilizado foi a madeira engenheirada considerada de relativo baixo impacto ambiental por captura de CO2 e baixa energia incorporada. A proposta de ensino se desenvolve em três etapas: fundamentação, que abrange as bases e objetivos do projeto, lançamento e desenvolvimento do projeto e refinamento da solução final. A primeira etapa de fundamentação consiste no estudo de referências de projetos e obras executadas com estruturas de madeira engenheirada, o qual se dá por intermédio de um roteiro de análise que estabelece as bases metodológicas para o projeto a ser desenvolvido posteriormente no atelier. A segunda etapa consiste no lançamento do partido, cuja concepção formal deve ser resolvida por um sistema construtivo industrializado, construído num prazo de 120 dias. Nesta fase os estudos são submetidos a avaliações definidas por parâmetros qualitativos de sustentabilidade ambiental, através do emprego de estratégias passivas e ativas visando ao melhor desempenho térmico e lumínico. A etapa final corresponde ao refinamento do projeto, no qual são definidos projetos preliminares de estrutura, etapas de fabricação-montagem do edifício e instalações.

Referências

Kolb, Josef. Bois - Systémes Constructifs (2011). Paris: Presses Polytechniques Romandes.

Nery, Carmen. Valor de produção da silvicultura e da extração vegetal cresce 27,1% e chega ao recorde de R$ 30,1 bilhões (2022). IBGE. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/35056-valor-de-producao-da-silvicultura-e-da-extracao-vegetal-cresce-27-1-e-chega-ao-recorde-de-r-30-1-bilhoes#:~:text=A%20alta%20mais%20expressiva%20ocorreu,gerente%20de%20Agropecu%C3%A1ria%20do%20IBGE .

Russo, Ricardo. Construções em Madeira e Mudanças Climáticas (2017). WWF - Brasil. Disponível em https://www.wwf.org.br/?56062/Artigo---Construcoes-em-Madeira-e-Mudancas-Climaticas .

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Morel Corrêa, S. R., Sica Palermo, H. N. ., & Bahima, C. F. S. (2023). Sustentabilidade, forma e construção no atelier de projeto. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3585

Edição

Seção

Materiais, técnicas e sistemas construtivos sustentáveis.

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.