MÃOS À OBRA ZABELÊ – PROJETO PARTICIPATIVO PARA UMA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL E RESILIENTE
Keywords:
Arquitetura de baixo Impacto, Comunidades Sustentáveis, Cultura Regenerativa, Projeto Participativo, SustentabilidadeAbstract
O Projeto Mãos à Obra Zabelê foi elaborado para atender a uma demanda real apresentada pelo Coletivo Levanta Zabelê, formado por uma rede de apoiadores de variadas origens, culturas e áreas do conhecimento para a realização do projeto do espaço do Universo Autônomo Intercultural dos Saberes Útero Amotara Zabelê (UAIZ), que consiste em uma escola filosófica dos povos originários, idealizada por Yakuy Tupinambá, cuja primeira sede será em Una-BA (sul do Território Tupinambá) em função de ali ser área essencial em termos simbólicos e de sustentação para a etnia naquela terra ancestral. O Projeto Mãos à Obra Zabelê foi criado com o objetivo de realizar uma assessoria técnica participativa, integrando saberes acadêmicos e saberes tradicionais, para elaboração de projeto arquitetônico sustentável para o conjunto das edificações da UAIZ, que incluem aquelas que servirão de ponto de apoio para a população Tupinambá e para pessoas ligadas à comunidade em situação de vulnerabilidade por conta do impacto da COVID-19. O Projeto visa trazer a dimensão pedagógica na interação da comunidade local com a comunidade acadêmica, ao integrar ensino, extensão e pesquisa. Com metodologia qualitativa, o projeto é baseado na escuta e os métodos utilizados nas diferentes etapas são a Etnografia Afetiva e a Pesquisa-ação. Trata- se, assim, de uma assessoria técnica para elaboração de Projeto Arquitetônico que tem como princípio proporcionar aprendizados e transformação socioambiental a partir da troca de saberes, tanto para a comunidade local como para a comunidade acadêmica. A etapa preliminar do projeto já foi realizada, o resultado foi avaliado como satisfatório pela comunidade tradicional e acadêmica, de modo que após a submissão deste resumo serão iniciadas as oficinas participativas com os construtores da comunidade.