ANÁLISE DAS DIRETRIZES SUSTENTÁVEIS DO PROJETO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALVORADA, A PARTIR DOS PADRÕES DE CHRISTOPHER ALEXANDER

Authors

  • Maíra O. Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janaine F. Gaelzer Timm Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Isadora C. Hackenhaar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Miguel Aloysio Sattler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Keywords:

projeto sustentável, estratégias passivas, diretrizes sustentáveis, impacto ambiental, edificação, padrões Christopher Alexander

Abstract

A indústria da construção civil é um dos setores que mais geram impactos ambientais. Tal cenário é incompatível com a capacidade regenerativa da Terra. Christopher Alexander desenvolveu, então, uma perspectiva holística na qual propõe padrões para humanização do espaço construído. O presente artigo analisa como as decisões projetuais, a partir dos padrões de Alexander, podem influenciar na definição de um projeto com menor impacto socioeconômico ambiental. O estudo de caso do Centro de Educação Ambiental de Alvorada é apresentado e suas estratégias detalhadas, e, ao final, são resumidos os padrões identificados no projeto. Concluiu-se que, com projetos arquitetônicos pensados a partir de princípios regenerativos e que se identificam com os padrões propostos por Alexander, pode-se construir edificações com baixo custo econômico e baixo impacto ambiental, além de um alto impacto social para construtores e usuários.

Published

2023-06-03

How to Cite

Pires, M. O., Timm, J. F. G., Hackenhaar, I. C., & Sattler, M. A. (2023). ANÁLISE DAS DIRETRIZES SUSTENTÁVEIS DO PROJETO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALVORADA, A PARTIR DOS PADRÕES DE CHRISTOPHER ALEXANDER. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3, 271–282. Retrieved from https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2740

Issue

Section

Materiales, Técnicas y Sistemas Constructivos

Similar Articles

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.