QUILOMBO, ESCUELA Y DESARROLLO SOSTENIBLE: LA MEMORIA EN EL PROCESO DE (RE) PRODUCCIÓN DE LA COMUNIDAD DE SÃO JOÃO DO MATAPI, MACAPÁ- AMAPÁ-BRASIL
Palabras clave:
Quilombo, Identidade Cultural, Desenvolvimento SustentávelResumen
Neste trabalho procuramos contextualizar a luta histórica pela sobrevivência da comunidade tradicional de remanescente de quilombo São Jose do Matapi do Porto do Céu, Macapá / Amapá, que se encontra às margens do processo de acumulação de capital, no contexto do desenvolvimento econômico que buscam na tradição cultural e na (re)jprodução de seu modo de vida. E a escola Estadual David Mirando dos Santos, assume um importante papel no diálogo para a garantia do seu desenvolvimento sustentável. Assim, pesquisa destaca e analisa as atividades desenvolvidas e materiais pedagógicas produzidos durante o projeto “Identidade Cultural” na escola. A metodologia para a coleta de dados se baseou em visita in loco, na observação participante e em entrevistas semiestruturadas, que utilizando-se uma análise qualitativa em conjunto com uma bibliografia selecionada, o que possibilitou não só demarcar a importância do projeto Identidade Cultural para a comunidade, mas compreender o grande valor simbólico do projeto, no contexto de ações e práticas pedagógicas válidas para flexibilizar a educação disponibilizada para os remanescentes de quilombola, capaz de atribuir novos significados à identidade quilombola no contexto da sociedade contemporânea amapaense, onde a comunidade escolar desenvolveu na prática um diálogo ecológico capaz caracterizar uma educação quilombola de fato e de direito.