QUILOMBO, ESCUELA Y DESARROLLO SOSTENIBLE: LA MEMORIA EN EL PROCESO DE (RE) PRODUCCIÓN DE LA COMUNIDAD DE SÃO JOÃO DO MATAPI, MACAPÁ- AMAPÁ-BRASIL

Autores/as

  • Adailson Oliveira Bartolomeu Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura (FAULisboa) - Portugal Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR)
  • Eugénia Luz Da Silva Foster Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura (FAULisboa) - Portugal Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR)
  • Silvaney Rubens Alves de Souza Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura (FAULisboa) - Portugal Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR)

Palabras clave:

Quilombo, Identidade Cultural, Desenvolvimento Sustentável

Resumen

Neste trabalho procuramos contextualizar a luta histórica pela sobrevivência da comunidade tradicional de remanescente de quilombo São Jose do Matapi do Porto do Céu, Macapá / Amapá, que se encontra às margens do processo de acumulação de capital, no contexto do desenvolvimento econômico que buscam na tradição cultural e na (re)jprodução de seu modo de vida. E a escola Estadual David Mirando dos Santos, assume um importante papel no diálogo para a garantia do seu desenvolvimento sustentável. Assim, pesquisa destaca e analisa as atividades desenvolvidas e materiais pedagógicas produzidos durante o projeto “Identidade Cultural” na escola. A metodologia para a coleta de dados se baseou em visita in loco, na observação participante e em entrevistas semiestruturadas, que utilizando-se uma análise qualitativa em conjunto com uma bibliografia selecionada, o que possibilitou não só demarcar a importância do projeto Identidade Cultural para a comunidade, mas compreender o grande valor simbólico do projeto, no contexto de ações e práticas pedagógicas válidas para flexibilizar a educação disponibilizada para os remanescentes de quilombola, capaz de atribuir novos significados à identidade quilombola no contexto da sociedade contemporânea amapaense, onde a comunidade escolar desenvolveu na prática um diálogo ecológico capaz caracterizar uma educação quilombola de fato e de direito.

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Bartolomeu, A. O., Foster, E. L. D. S., & Souza, S. R. A. de. (2023). QUILOMBO, ESCUELA Y DESARROLLO SOSTENIBLE: LA MEMORIA EN EL PROCESO DE (RE) PRODUCCIÓN DE LA COMUNIDAD DE SÃO JOÃO DO MATAPI, MACAPÁ- AMAPÁ-BRASIL. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 3, 758–766. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2787

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.