O POTENCIAL DA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DA HABITAÇÃO POPULAR:

O CASO DO EDIFÍCIO HAB 2 NO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores/as

  • Henriette da Silva Perbeils Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ)
  • Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJFAU), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ)

Palabras clave:

Sustentabilidade, Habitação Popular, Certificação Ambiental

Resumen

tendência de incorporação dos princípios da sustentabilidade nas edificações tem sido confirmada pela criação e difusão das certificações energético-ambientais para os empreendimentos da construção civil. Algumas destas certificações encontram-se voltadas para a habitação popular, a fim de proporcionar melhores condições no ambiente construído. Nesta perspectiva, este artigo apresenta o estudo de caso do conjunto edifício HAB 2 situado no Morro da Babilônia, uma comunidade carente, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil). Esta obra foi resultado do programa municipal intitulado Morar Carioca Verde. O edifício conquistou o Selo Casa Azul em nível ouro, sendo o primeiro empreendimento de habitação popular da cidade a obter uma certificação socioambiental. Como objetivo procura-se fazer uma análise sobre as diretrizes sustentáveis de projeto e execução implementadas no edifício, bem como comentários sobre os critérios alcançados pelo HAB 2 no Selo Casa Azul. Também, são apresentadas as ações tomadas para a gestão de ocupação do edifício, tendo em consideração a adaptação dos moradores ao inédito contexto de edificação sustentável. Por último, são indicadas as principais ações sustentáveis instauradas na comunidade pelo programa Morar Carioca Verde, e também sobre as iniciativas sustentáveis adotadas pelos moradores após a vigência do programa. Os resultados apontam que a implementação da edificação sustentável multifamiliar e de baixa renda, além das ações realizadas pelo Programa Morar Carioca Verde influenciaram positivamente os moradores e a comunidade, no sentido de proporcionar uma conscientização mais eficaz da necessidade de preservar o ambiente, aproveitar os recursos naturais, além de disseminar a sustentabilidade em áreas mais carentes da cidade.

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Perbeils, H. da S., & Bastos, L. E. G. (2023). O POTENCIAL DA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DA HABITAÇÃO POPULAR:: O CASO DO EDIFÍCIO HAB 2 NO RIO DE JANEIRO, BRASIL. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 3, 1318–1329. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2877

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.