ENSINO DE SUSTENTABILIDADE APLICADA A CONSTRUÇÃO CIVIL:
MASSIVE OPEN ONLINE COURSES
Palavras-chave:
sustentabilidade, MOOC, educação em engenharia, ODS, arquiteturaResumo
No Brasil, a pesquisa sobre ensino arquitetura/engenharia sustentável aponta que há uma lacuna a ser preenchida, no tocante ao compartilhamento do conhecimento gerado nos programas de pós- graduação. Esta investigação alerta para necessidade da preparação das gerações futuras de profissionais para adotarem em seus projetos conceitos relacionados com a arquitetura sustentável, de forma a transformar significativamente a cidade. O objetivo dessa pesquisa é propor um modelo de educação aberta no ensino superior estruturada com conhecimentos a serem disseminados de sustentabilidade aplicada à construção civil. A pesquisa é aplicada e experimental. Fundamenta-se nas discussões teóricas de sustentabilidade aplicada a construção civil desenvolvimento sustentável, economia circular, transferência de conhecimento, educação aberta e continuada para engenheiros e arquitetos. Em fase inicial, a ideia do projeto é eleger um tema e reunir o conteúdo pesquisado sobre o tema, estruturar e organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos Educacionais Abertos e estrutura-los como Massive Open Online Courses - MOOCSs. A expectativa é que os MOOCS permita repensar os currículos de graduação dos cursos de arquitetura e engenharia civil para a criação de disciplinas sobre os temas inovadores.