EMISSÕES DE CO2 NA CASA POPULAR EFICIENTE E O EMPREGO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS

Autores

  • Cássia Laire Kozloski Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (UFSM-PPGAUP)
  • Marcos Alberto Oss Vaghetti Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (UFSM-PPGAUP)
  • Bibiana Noschang da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (UFSM-PPGAUP)

Palavras-chave:

construção civil, sustentabilidade, emissões de CO2, quantificação de CO2

Resumo

As emissões de dióxido de carbono (CO>) por ações antrópicas são uma das principais responsáveis pelo fenômeno do aquecimento global, provocando preocupantes mudanças nos ecossistemas da Terra. Dentre os principais contribuintes para a intensificação do efeito estufa, a construção civil encontra-se em busca de ações de mitigação para os impactos ambientais provocados pelo setor, especialmente no que diz respeito à produção e uso dos materiais de construção. Nesse sentido, o presente trabalho busca estimar a quantificação de emissões de CO> de materiais empregados na construção de duas residências de igual projeto arquitetônico na cidade de Santa Maria - RS, Brasil, sendo uma com especificação de materiais usuais no setor, nominada edificação padrão, e a Casa Popular Eficiente (CPE), com emprego de materiais alternativos, para posterior comparação entre as quantificações finais. O método QE-CO> em seu Nível Básico foi utilizado, por ser adaptado ao contexto da construção, produção e indústria brasileiros, contabilizando nas estimativas as fases de extração de matéria prima, transporte e produção dos materiais. Considerandose o fator de perda para cada um dos materiais analisados, a quantificação de emissões para a CPE totalizou 12,737 tCO>, enquanto que para a edificação padrão se constatou 14,218 tCO> Dentre os materiais, a madeira utilizada para as esquadrias demonstrou redução de 90,65% das emissões em relação ao mesmo produto em alumínio, da mesma forma que a telha ecológica Tetra Pak, com 61,3% menos liberação de CO> para a atmosfera em comparação com as telhas de material cerâmico. Assim, comprova-se que o emprego de materiais alternativos é eficaz quando da necessidade de diminuição das emissões de CO», devendo ser considerado para as construções futuras, requisito básico para entender a diminuição dos impactos ambientais como uma necessidade atual.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Kozloski, C. L., Vaghetti, M. A. O., & Silva, B. N. da. (2023). EMISSÕES DE CO2 NA CASA POPULAR EFICIENTE E O EMPREGO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3, 1350–1360. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/2880

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.