ALTERNATIVAS INTERNACIONAIS À PADRONIZAÇÃO DAS HABITAÇÕES COLETIVAS DA GLEBA PALHANO EM LONDRINA

Autores

  • Sandra M. Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Sidnei J. Guadanhim Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438167

Palavras-chave:

Habitação coletiva vertical, Moradia multifamiliar, Habitação internacional

Resumo

A rápida modificação das paisagens urbanas brasileiras devido ao aumento na construção de moradias multifamiliares observada desde meados da década de 90 traz à tona a necessidade da discussão acerca da produção de habitação coletiva, ainda mais porque tem se observado uma padronização das estratégias projetuais imposta pelo mercado imobiliário, transformando o espaço de morar em um produto de consumo. Assim, considerando que em outros países a produção de habitação coletiva vertical não é influenciada pelos agentes brasileiros, a pesquisa definiu amostras nacionais e internacionais através de critérios de seleção pré-estabelecidos a fim de compará-las segundo parâmetros relacionados à implantação do edifício e à planta de sua unidade habitacional e pavimento tipo, com o intuito de identificar alternativas de estratégias projetuais estrangeiras. Ao final verificou-se que, além das estratégias já padronizadas pelo mercado imobiliário nacional, diferentes configurações poderiam ser tomadas para atender a mesma densidade e o mesmo programa de necessidades da amostra brasileira.

Referências

A.Yoshii. Maison Veyron. Disponível em:< https://www.ayoshii.com.br/empreendimentos/londrina/maison-veyron>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

BRANDÃO, Douglas Q. Tipificação e aspectos morfológicos de arranjos espaciais de apartamentosno âmbito da análise do produto imobiliário brasileiro. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.3, n.1,p.35-53, jan./mar. 2003.

GUADANHIM, Sidnei Junior. Habitação coletiva contemporânea: 1990-2010. Londrina: HumbertoYamaki, 2014.

MENDONÇA, Rafaela N.; VILLA, Simone B. O fenômeno da minimização dos apartamentosresidenciais: um olhar sobre a cidade de Uberlândia. 3º Colóquio de Investigação em Arquitetura,Urbanismo e Design, Brasil – Portugal: FAUeD-UFU e FA-ULisboa, 2014.

Revista Summa+. Dois pátios, usos múltiplos. Disponível em:< http://www.revistasummamas.com.ar/pt/revista_pdf/127/106#visor>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

SCHNEIDER, F. (Ed.). Atlas de Plantas: viviendas. 2 ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1998.

VILLA, Simone B. et al. Avaliação da qualidade espacial de edifícios de apartamentos em cidadesmédias. XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Maceió, 2014.

VILLA, Simone B. O produto imobiliário paulistano: uma crítica à produção de apartamentosofertados no mercado imobiliário a partir de 2000. São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

M. Takahashi, S. ., & J. Guadanhim, S. . (2021). ALTERNATIVAS INTERNACIONAIS À PADRONIZAÇÃO DAS HABITAÇÕES COLETIVAS DA GLEBA PALHANO EM LONDRINA. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438167

Edição

Seção

Projetos de edifícios e equipamentos públicos de interesse social

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.