ANÁLISE DE PROJETOS PARA OBRAS DE SANEAMENTO: METODOLOGIA, RESULTADOS E RECOMENDAÇÕES

Autores

  • Mariana Wyse VIZCA Engenharia e Consultoria
  • Guilherme Caetano do Nascimento Hagaplan Engenharia e Serviços
  • Flávia Pedrotti VIZCA Engenharia e Consultoria
  • Lupércio Ziroldo Antonio DAEE – Depto. De Águas e Energia Elétrica do Estado de SP

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438162

Palavras-chave:

Análise de projeto de saneamento, Qualidade de projeto, Lacunas projetuais

Resumo

Obras de infraestrutura têm como características a complexidade e multidisciplinaridade de projetos e grande quantidade de partes interessadas, o que aumenta sua sofisticação e necessidade de integração, sendo necessário considerar grande número de variáveis e incertezas. Diversos referenciais apontam como causa de falhas em obras a qualidade deficitária do projeto-design, gerando atrasos e retrabalhos, que podem ser ainda mais expressivos em projetos dessa natureza. A legislação vigente para licitações na administração pública não contempla com clareza requisitos mínimos para a licitação de projetos com qualidade específicos para a área de saneamento e observa-se a falta de equipe preparada para análises técnicas específicas. Buscando avaliar a qualidade de projetos praticada atualmente no setor face àquilo considerado suficiente, o presente trabalho realizou estudo de caso em 21 empreendimentos de saneamento em 18 cidades e 3 distritos do interior do Estado de São Paulo, e analisou-os conforme metodologia qualiquantitativa. Os resultados apontam uma qualidade deficitária dos projetos, com mais da metade dos empreendimentos apresentando nota de suficiência de informações abaixo de 50%. Destacam-se as disciplinas fundamentais na etapa de projeto-desing de Serviços de Campo, Projeto Executivo e Concepção como áreas mais críticas. O estudo apresenta reflexões e recomendações para minimizar os problemas encontrados.

Referências

CEOTTO, L. H. Coordenação de Projetos - um assunto que necessita maior prioridade dedesenvolvimento. Revista Téchne Web. Disponível em:<http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/135/imprime93367.asp> Acesso em: 07mai. 2021.

CRAWFORD, L.; POLLACK, J. Hard and soft projects: a framework for analysis. InternationalJournal of Project Management, v. 22, n. 8, p. 645-653, 2004.

MOGNHOL, T. Z.; MELHADO, S. B. A gestão do processo de projeto e sua importância nageração de resultados em empreendimentos de infraestrutura. In: VI Simpósio Brasileiro deQualidade do Projeto no Ambiente Construído, 2019, Uberlândia. Anais… Uberlândia:PPGAU/FAUeD/UFU, 2019. p. 09.

NÓBREGA JÚNIOR, C. L. Coordenador de projetos de edificações: estudo e proposta paraperfil, atividades e autonomia. Tese (Doutorado) Escola Politécnica, Universidade de SãoPaulo, 2012.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (Eua) (ed.). Construction Extension to the PMBOK Guide.

Newtown Square: Project Management Institute, 2016.

SABESP (São Paulo). Requisitos Básicos para elaboração de projetos dos sistemas de água eesgoto em empreendimentos imobiliários. São Paulo: Sabesp, 2018. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/site/uploads/file/asabesp_doctos/espaco_empreendedor/orientador_empreendedor_cadernotecnico_interior_litoral.pdf> Acesso em: 10 set. 2021.

SANTOS, Henrique de Paula. Diagnóstico e Análise das Causas de Aditivos Contratuais dePrazo e Valor em Obras de edificações em uma instituição pública. 2015. 159 f. Dissertação(Mestrado) - Curso de Construção Civil, Escola de Engenharia da UfMG, Belo Horizonte, 2015.

THUYET, N. V.; OGUNLANA, S. O.; DEY, P. K. Risk management in oil and gas constructionprojects in Vietnam, International Journal of Energy Sector Management, Bingley, vol. 1, n. 2,p.175-194, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Wyse, M. ., Caetano do Nascimento, G. ., Pedrotti, F. ., & Ziroldo Antonio, L. . (2021). ANÁLISE DE PROJETOS PARA OBRAS DE SANEAMENTO: METODOLOGIA, RESULTADOS E RECOMENDAÇÕES. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438162

Edição

Seção

Projetos de edifícios e equipamentos públicos de interesse social

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.