EDUCAÇÃO E ARQUITETURA ESCOLAR PÓS PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Thais de Oliveira Gabrieli Universidade Vila Velha (UVV)
  • Érica Coelho Pagel Universidade Vila Velha (UVV)

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.437978

Palavras-chave:

Arquitetura Escolar, Pandemia da Covid-19, parâmetros de projeto

Resumo

O cenário da pandemia do Covid-19 forçou a uma reconfiguração do processo de aprendizagem, migrando para o ensino remoto, o que implicou não só na forma de ensino, mas também levou a uma reestruturação do ambiente escolar. O objetivo deste artigo foi sintetizar os parâmetros de relevância para o contexto da educação e da arquitetura escolar pós a pandemia do Novo Coronavírus traçando uma nova abordagem da arquitetura escolar contemporânea. Utilizou-se como método a revisão bibliográfica de três bases de dados: Scholar Google, SciELO e Capes – periódicos; resultando em 55 artigos consultados. Os resultados mostram a necessidade de readequação da arquitetura escolar, tornando-a mais conectada a tecnologia e com diretrizes e espaços que prezam por um ambiente mais saudável. O advento do Covid-19 mostrou que os edifícios escolares devem ser mais flexíveis e permeáveis com áreas de livre circulação e ventilação natural.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

de Oliveira Gabrieli, T. ., & Coelho Pagel, Érica . (2021). EDUCAÇÃO E ARQUITETURA ESCOLAR PÓS PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.437978

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