EM BUSCA DA QUALIDADE NOS PADRÕES: OS ESPAÇOS LIVRES NA HABITAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438165Palavras-chave:
projeto arquitetônico, padronização, habitação de interesse social, políticas públicasResumo
A produção em escala da habitação ocorrida recentemente no Brasil foi marcada pela padronização de projetos que, na maioria das vezes, não considerou as áreas livres de lazer dos empreendimentos tampouco a integração da habitação com a cidade. Considerando a importância das áreas livres de lazer no cotidiano da população e os padrões que orientam a qualidade da habitação, procuramos analisar o projeto em uma escala ainda pouco investigada na produção habitacional: entre o espaço privado da unidade habitacional e o espaço público das cidades. Para tanto, foram selecionados três empreendimentos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) representando cada uma das principais modalidades do programa (Entidades, Faixa 1 e Faixa 2). Como resultados, foram identificados os principais fatores que determinaram a qualidade dos projetos das áreas livres, bem como os agentes responsáveis em cada uma das modalidades (empresas construtoras nas Faixas 1 e 2 e assessoria técnica no Entidades). Buscamos, assim, colaborar para a discussão sobre a importância das áreas livres e coletivas inseridas no processo de padronização da habitação.
Referências
ALEXANDER, C. et al. Uma Linguagem de Padrões: a pattern language. Tradução: AlexandreSalvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FERREIRA, S.W. (coord.). Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasilurbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais eurbanos. São Paulo: LABHAB; FUPAM, 2012.
SHIMBO, L.Z. La construction du logement social: une politique publique liée au marchéimmobilier. Brésil(s). Sciences humaines et sociales 6, novembre: 99-117. 2014.