Sensibilização para futuros exercícios de assessoria e assistência técnica? Anotações sobre práticas de projeto participativo na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3884

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Projeto participativo, Ensino-pesquisa-extensão

Resumo

O projeto com responsabilidade social tem se consolidado como uma nova agenda na cultura arquitetônica contemporânea, sendo, contudo, poucas as experiências que assim o abordam no ensino de graduação. Diante disso, o estudo objetiva discutir limitações e potencialidades da introdução do projeto participativo à graduandos, entendido como uma forma de inserção nessa nova agenda. Para tanto, toma como objeto de reflexão uma das práticas de um projeto que, desde 2021, articula ensino-extensão e que se molda como uma pesquisa-ação. A partir de enunciados teóricos, são analisados os resultados das interações dialógicas e das abordagens interdisciplinaridades promovidas, bem como possíveis impactos na formação de estudantes e na transformação social. Como conclusão, apesar de reconhecidos entraves de diversas ordens ao que se propõe, é identificada a sensibilização de estudantes para o exercício de um projeto atento ao social; bem como da comunidade, que, aparentemente, encontra na universidade a composição de uma rede de apoio em defesa de seus direitos.

 

Biografia do Autor

Ana Elísia da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Teoria e História em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado na  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – RS, Brasil)

Gustavo Casarotto Lindorfer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Costa, A. E. da, & Casarotto Lindorfer, G. (2023). Sensibilização para futuros exercícios de assessoria e assistência técnica? Anotações sobre práticas de projeto participativo na graduação. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3884

Edição

Seção

SOCIEDADE - ASSESSORIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA E QUALIDADE NO PROJETO