Sensibilização para futuros exercícios de assessoria e assistência técnica? Anotações sobre práticas de projeto participativo na graduação
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3884Palavras-chave:
Responsabilidade social, Projeto participativo, Ensino-pesquisa-extensãoResumo
O projeto com responsabilidade social tem se consolidado como uma nova agenda na cultura arquitetônica contemporânea, sendo, contudo, poucas as experiências que assim o abordam no ensino de graduação. Diante disso, o estudo objetiva discutir limitações e potencialidades da introdução do projeto participativo à graduandos, entendido como uma forma de inserção nessa nova agenda. Para tanto, toma como objeto de reflexão uma das práticas de um projeto que, desde 2021, articula ensino-extensão e que se molda como uma pesquisa-ação. A partir de enunciados teóricos, são analisados os resultados das interações dialógicas e das abordagens interdisciplinaridades promovidas, bem como possíveis impactos na formação de estudantes e na transformação social. Como conclusão, apesar de reconhecidos entraves de diversas ordens ao que se propõe, é identificada a sensibilização de estudantes para o exercício de um projeto atento ao social; bem como da comunidade, que, aparentemente, encontra na universidade a composição de uma rede de apoio em defesa de seus direitos.
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