METODOLOGIA PARA PRÉ-DIMENSIONAMENTO FÍSICO DE CANTEIROS DE OBRAS UTILIZANDO CURVA ABC

Autores

  • Hiago Albuquerque Universidade de Brasília
  • Lissa Araújo Universidade de Brasília
  • Roberta Bastos Universidade de Brasília
  • Michele Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438094

Palavras-chave:

Pré-dimensionamento, Canteiro de obra, Curva ABC, Sinapi, NR-18

Resumo

A construção civil continuamente busca otimizar a fase de planejamento para diminuir perdas e retrabalhos nas etapas de execução e fiscalização da obra. Nesse contexto, o prédimensionamento dos canteiros de obra torna-se uma etapa essencial para determinar as necessidades de áreas físicas e custos adequados do projeto. Esta pesquisa objetiva propor uma metodologia para o dimensionamento estimado de um canteiro de obras por meio da Curva ABC de insumos. A Curva ABC fornece o número de horas totais de serviço necessárias para cumprimento das atividades previstas em orçamento, permitindo então o dimensionamento da mão de obra. Foi realizada a análise da curva em paralelo aos parâmetros dos cadernos técnicos do SINAPI e à Norma Regulamentadora nº 18, além do uso de ponderação que adequou as dimensões das áreas de vivência e operacionais para a realidade do número de operários. Concluiu-se que essas ferramentas conseguiram estimar metodicamente as áreas de canteiro, apesar da baixa quantidade de informação disponível sobre o projeto. Vestiários e banheiros demandaram o maior espaço dentre áreas de convivência, enquanto a central de armação foi a maior da área operacional. Espera-se que a pesquisa sirva como um viável instrumento para a fase de planejamento de obras.

Referências

ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12284: Áreas de vivência emcanteiros de obras – Procedimento. Rio de Janeiro, 1991.

BRASIL. Secretária Especial de Previdência e Trabalho. Portaria número 3.733, de 10 defevereiro de 2020 – NR.18. Altera a Norma regulamentadora NR18 - Condições E MeioAmbiente De Trabalho Na Indústria Da Construção. Diário Oficial da República Federativa doBrasil. Brasília, 2020.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF). Cadernos Técnicos de Composições para Instalaçõesde Canteiro de Obra – Lote 1. Versão 11. Vigência: 02/2016. Última atualização: 06/2019.

Brasil, 2019. Disponível em: < http://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-composicoesaferidas-lote1-habitacaofundacoesestruturas/SINAPI_CT_LOTE1_INSTALACAOCANTEIRO_OBRAS_v011. pdf >. Acesso em abril de 2021.

CALDART, C.W. Planejamento para projeto de canteiro de obra com uso de modelagem BIM4D. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Programade Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil, 2017.

COSTA, C.F; FERREIRA, E.A.M. Projeto de Canteiro de Obras com o Auxílio de FerramentasBIM. In: Simpósio Brasileiro De Tecnologia Da Informação E Comunicação Na Construção,ANTAC, Campinas, SP, 2019.

COSTA, P.M.S; SOARES, R.G.L; CHAVES, T.F. Verificação da Aplicação da NR-18 em Canteirode Obra de um Empreendimento Vertical. XXXVII Encontro Nacional De Engenharia DeProdução – ENEGEP. Joinville, Santa Catarina, 2017.

COSTELLA, M. F.; JUNGES, F. C.; PILZ, S. E. Avaliação do cumprimento da NR-18 em função doporte de obra residencial e proposta de lista de verificação da NR-18. Ambiente Construído,ISSN 1415-8876. Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 87-102, 2014.

ESTECA, A. C. P. Edificação penal: um estudo da tecnologia do projeto arquitetônico deestabelecimentos de segurança máxima no Brasil. Tese (Doutorado) - Faculdade deArquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília. 407 p., Brasília, 2017.

FERREIRA, E.A.M; FRANCO, L.S. Proposta de uma metodologia para um projeto de canteirode obras. In: Congresso Latino-Americano: Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios,São Paulo, 3-6/nov. 1998.

MAIA, A.C; SOUZA, U.E.L. Método para conceber o arranjo físico dos elementos do canteirode obras de edifícios: Fase Criativa. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP,Departamento de Engenharia. São Paulo, 2003.

MATTOS, A.D Gestão de custos de obra: conceitos, boas práticas e recomendações. EditoraOficina de Textos. São Paulo, 2020.

NOBERTO, C.; ALMEIDA, L.; OLIVEIRA, L.; BARROS NETO, J. Revisão Sistemática Da Literatura:Uso Do 4d Bim No Planejamento De Canteiro De Obra E Na Otimização Da Segurança. In:Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído, 18., ANTAC, Porto Alegre, 2020.

SANT´ANNA JUNIOR, R. Aplicação da NR-18 em canteiros de obra: percepções e estudos decampo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Espírito Santo,Centro Tecnológico. 238p, Espírito Santo, 2013.

SAURIN, T.A; FORMOSO, C.T. Planejamento de canteiros de obra e gestão de processos.

Recomendações Técnicas HABITARE, v.3, ANTAC, Porto Alegre, 2006.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Albuquerque, H. ., Araújo, L. ., Bastos, R. ., & Carvalho, M. . (2021). METODOLOGIA PARA PRÉ-DIMENSIONAMENTO FÍSICO DE CANTEIROS DE OBRAS UTILIZANDO CURVA ABC. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–10. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438094

Edição

Seção

Inovações tecnológicas e de informação no desenvolvimento do projeto

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.