PERCEPÇÃO DE CONFORTO EM AMBIENTE ESCOLAR:

UMA EXPERIÊNCIA EM APO

Autores

  • Christine Pinto LUCAS PROARQ / UFRJ
  • Desirée KUHN PROARQ / UFRJ
  • Rita de Cássia Pereira da SILVA PROARQ / UFRJ
  • Henriette PERBEILS PROARQ / UFRJ

Palavras-chave:

Avaliação pós-ocupação, Conforto ambiental, Ambiente escolar

Resumo

Este trabalho explora alguns instrumentos de avaliação pós-ocupação com foco na percepção de conforto ambiental, aplicados em um estabelecimento escolar. A experiência resultou neste artigo, produzido como trabalho final da disciplina de avaliação do desempenho do ambiente construído, ministrada no programa de pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ / UFRJ). A investigação contribui para os projetos de pesquisa liderados pelo Grupo Ambiente Educação (GAE), pertencente à mesma instituição, que atua com temas relacionados à melhoria da qualidade de vida nos ambientes escolares, englobando as áreas de arquitetura, desenvolvimento sustentável, psicologia e educação. Inicialmente, foram escolhidas as ferramentas consideradas mais apropriadas de abordagem, conforme o tema pesquisado e o perfil dos usuários do espaço, resultando em: análise walkthrough, entrevista e mapa visual. Em seguida, os instrumentos foram aplicados durante três dias de visitas programadas ao estudo de caso, para depois processar os resultados e fazer uma reflexão sobre a experiência. A contribuição se dá tanto sob os aspectos dos temas em foco – conforto térmico, lumínico e acústico para melhoria da qualidade do ambiente escolar – quanto ao aprimoramento na formulação e na aplicação dos instrumentos para os objetivos estabelecidos.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

LUCAS, C. P., KUHN, D., SILVA, R. de C. P. da, & PERBEILS, H. (2023). PERCEPÇÃO DE CONFORTO EM AMBIENTE ESCOLAR:: UMA EXPERIÊNCIA EM APO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1305–1317. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3229

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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