Proposta de disciplina BIM colaborativa entre instituições no curso de Engenharia Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3702

Palavras-chave:

Building Information Modeling, Colaboração, Competências, Ensino, Proficiência

Resumo

O mercado da área de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) vem implementando o Building Information Modeling (BIM), sendo portanto, cada vez mais requisitados profissionais com competências e habilidades BIM. Nesse contexto, a disciplina optativa Representação Gráfica em BIM (RGB) no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) buscou contribuir fornecendo uma experimentação de colaboração à distância entre os alunos do IFRN e alunos do Instituto Politécnico de Guarda (IPG) em Portugal. O presente artigo através do método de pesquisa estudo de caso, tem como objetivo apresentar a disciplina, apontando seu planejamento, o desenvolvimento e a análise dos resultados alcançados. Como contribuições pode-se elencar o detalhamento de uma disciplina optativa BIM, que mesmo de forma isolada atingiu um nível avançado de proficiência em BIM, desenvolvendo nos alunos as competências de um Gerente BIM, caracterizando-se assim em uma experiência bem-sucedida e importante devido seu caráter replicável.

Biografia do Autor

Thalita Giesta Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnico em Edificações pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal - RN, Brasil).

Josyanne Pinto Giesta , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal - RN, Brasil).

 

Alfredo Costa Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Natal - RN, Brasil).

 

Referências

BARISON, Maria B.; SANTOS, Eduardo Toledo. Ferramenta para planejamento de disciplina BIM. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 15., 2014, Alagoas. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2014.

BARISON, Maria B.; SANTOS, Eduardo T. Estratégias de ensino BIM: uma visão geral das abordagens atuais. Universidade Estadual de Londrina, 2010.

BÖES, Jeferson Spiering. Proposta de plano de implantação do BIM na indústria da construção civil. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

BRASIL. Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 03 abr. 2020. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.306-de-2-de-abril-de-2020-251068946 >. Acesso em: 23 maio 2023.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES Jr., J. A. V. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 204 p.

LOPES, Rudner Fabiano. BIM no ensino: ganhos e impasses. 2022. Tese )Doutorado em Arquitetura) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

PEREIRA, Ana Paula Carvalho. Modelagem da informação da construção na fase de projeto: uma proposta para a SUMAI/UFBA. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul, Universidade FEEVALE, 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos.2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

28/10/2023

Como Citar

Costa, T. G., Giesta , J. P. ., & Costa Neto, A. (2023). Proposta de disciplina BIM colaborativa entre instituições no curso de Engenharia Civil. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3702

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)