Proposta de disciplina BIM colaborativa entre instituições no curso de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3702Palavras-chave:
Building Information Modeling, Colaboração, Competências, Ensino, ProficiênciaResumo
O mercado da área de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) vem implementando o Building Information Modeling (BIM), sendo portanto, cada vez mais requisitados profissionais com competências e habilidades BIM. Nesse contexto, a disciplina optativa Representação Gráfica em BIM (RGB) no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) buscou contribuir fornecendo uma experimentação de colaboração à distância entre os alunos do IFRN e alunos do Instituto Politécnico de Guarda (IPG) em Portugal. O presente artigo através do método de pesquisa estudo de caso, tem como objetivo apresentar a disciplina, apontando seu planejamento, o desenvolvimento e a análise dos resultados alcançados. Como contribuições pode-se elencar o detalhamento de uma disciplina optativa BIM, que mesmo de forma isolada atingiu um nível avançado de proficiência em BIM, desenvolvendo nos alunos as competências de um Gerente BIM, caracterizando-se assim em uma experiência bem-sucedida e importante devido seu caráter replicável.
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