SEGMENTAÇÃO NA ATUAÇÃO DAS EMPRESAS DE ARQUITETURA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Palabras clave:
Arquitetura e urbanismo, Segmentação, Prática profissionalResumen
Este diagnóstico da atuação de empresas de arquitetura e urbanismo no território do município de São Paulo constitui etapa inicial da pesquisa para doutorado do primeiro autor, cujo objeto final é o plano de negócios da atuação profissional do arquiteto. Vários aspectos encontrados corroboram a hipótese de que existem, no mínimo, limites para a atuação generalista do arquiteto e urbanista, e parece apontar para a segmentação de sua atuação profissional. A hipótese supõe ser muito difícil uma empresa do ramo conseguir atuar de forma generalista, e que os escritórios de arquitetura tendem a se especializar em segmentos específicos para otimizar seus resultados, ganhar eficiência operacional e construir uma imagem que viabilize sua longevidade. Foi realizado um estudo amostral de empresas ativas e atuantes no município de São Paulo em 2018, e foram impostos critérios rigorosos de validação de cada dado. As conclusões indicam que nem todas as empresas de arquitetura atuam sequer nos grupos de atividades a que o arquiteto e urbanista está habilitado, e que essas costumam atuar com diferentes grupos, naturezas, setores de clientes; que oferecem diferentes produtos principais a diferentes mercados, possuem diferentes modelos de negócios, e selecionam nichos de atuação entre clientes privados.