CRIATIVIDADE E PROCESSO DE PROJETO – JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DE APOIO
Palabras clave:
Jogos, Processo de projeto, Criatividade, CogniçãoResumen
O artigo apresenta os resultados de pesquisas em desenvolvimento de pós-doutorado e iniciação científica. Diante de um cenário em que as exigências sobre os projetos arquitetônico em termos sociais, legislativos e tecnológicos tem aumentado, tornando cada vez mais complexo o processo criativo, pesquisar ferramentas de apoio que facilitem e qualifiquem o desenvolvimento projetual é tarefa essencial para as demandas atuais. Considerando isso, o objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta que colabore com esse processo no formato de um jogo de tabuleiro, voltada a tipologia escolar. A metodologia considera abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa teórica relacionada aos temas da cognição; de processos de projeto; e sobre o uso de jogos e dinâmicas em processos criativos. Demonstra-se, portanto, como o processo cognitivo foi agilizado pelo uso dessa ferramenta, que fomentou discussões produtivas e facilitou a tomada de decisões. Os resultados trouxeram os primeiros esboços de um projeto arquitetônico que incorporou conceitos essenciais de projeto. Também se observou que a utilização desse tipo de ferramenta pode incrementar a qualidade do projeto, à medida que direciona e foca as discussões em assuntos essenciais para a qualidade do edifício escolar construído.