ACESSIBILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA 125/ UFC

Autores/as

  • Plínio SILVEIRA Universidade Federal do Ceará
  • Zilsa SANTIAGO Universidade Federal do Ceará
  • Raquel MORANO Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Edifícios universitários, Acessibilidade, Avaliação Pós-Ocupação

Resumen

Este trabalho faz parte de uma pesquisa sobre acessibilidade em instituições de ensino superior que se encontra em fase de análise dos primeiros resultados. Na questão do acesso de pessoas com deficiência (PcD) nos ambientes universitários vislumbra-se mudança de paradigma com a sanção da Lei 13.409 de 28 de dezembro de 2016, que dispõe “sobre a reserva de vagas para PcD nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino” (BRASIL, 2016), ampliando as matrículas de PcD no ensino superior. Neste sentido, o objetivo deste paper é apresentar parte dos resultados da investigação sobre as condições de acessibilidade espacial nos edifícios universitários, tendo como recorte espacial a Universidade Federal do Ceará, mais especificamente, a Residência Universitária 125 localizada no bairro do Benfica, por ser uma edificação importante da arquitetura moderna em Fortaleza. A metodologia foi de caráter qualitativo exploratório por meio da Avaliação Pós-Ocupação (APO) (ORNSTEIN, 1992; PREISER; RABINOWITZ; WHITE, 1988). Como resultado, foi possível verificar a situação da edificação em relação às diretrizes do desenho universal, bem como, e apontar os desafios para intervenções futuras.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

SILVEIRA, P., SANTIAGO, Z., & MORANO, R. (2023). ACESSIBILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA 125/ UFC. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 862–871. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3191

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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