PARÂMETROS DE PROJETO E MÉTODOS VISUAIS PARA APO DE EDIFÍCIO EDUCACIONAL
Palabras clave:
Avaliação pós-ocupação, Arquitetura escolar, Programa arquitetônico, Parâmetros de projeto, Métodos visuaisResumen
No programa arquitetônico, uma das fases iniciais no processo de projeto, há levantamento de dados que auxiliam na proposição do projeto. Estes dados, de diversas naturezas, devem incluir resultados coletados por meio de Avaliação Pós-Ocupação (APO), feita tanto por observações do pesquisador, quanto por percepções dos usuários. A APO em edifícios educacionais deve buscar compreender estes ambientes que impactam no bom desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. Há dinâmicas na educação, e, portanto, o conceito de parâmetros de projeto (PPs) deve ser considerado. Este estudo avaliou a utilização de métodos visuais específicos em APO para retroalimentação de projetos, considerando a inclusão dos PPs como critério de avaliação. A aplicação foi feita com alunos de uma escola de Ensino Fundamental II no Reino Unido. Os resultados demonstram que métodos visuais fornecem informações mais completas e de maior impacto para a retroalimentação de projetos quando associadas aos PPs. Há base sólida para a seleção de imagens e posterior análise e compreensão das respostas dos participantes, bem como aplicações melhor definidas. O estudo contribui para o desenvolvimento de métodos visuais para APO de escolas ao inserir PPs, que são essenciais para a arquitetura escolar do século XXI.