UMA IMAGEM DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN:
UM OLHAR PELO VIÉS DA GESTALT E DA GEOMETRIA
Palabras clave:
Gestalt, Vocabulário, Geometria, Museu Militar de Dresden, Daniel LiberkindResumen
Este trabalho trata de observar como os conhecimentos advindos da geometria contribuem para a tradução de elementos da teoria da Gestalt. Utiliza-se de um estudo de caso, de análise de uma imagem do Museu Militar, da cidade de Dresden, na Alemanha. Esta imagem deriva de uma intervenção contemporânea em um edifício neoclássico, proposta por Daniel Libeskind, carregada de simbolismos explicitados pelo discurso do próprio arquiteto. Mediante um exercício de tradução de vocabulário entre Gestalt e geometria realiza-se uma leitura das relações formais estabelecidas entre a fachada original e os elementos da intervenção. Os resultados constituem-se como hipótese da intencionalidade do arquiteto em determinar posicionamentos precisos, de assimetria, de paralelismos e perpendicularidades, entre as formas da intervenção e as da fachada original, para provocar sensações visuais e remeter à carga simbólica da imagem referida.