O uso das simulações virtuais imersivas como auxílio na captura de diretrizes projetuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.4010

Palabras clave:

Realidade Virtual, Ambientes virtuais imersivos, Diretrizes projetuais

Resumen

Dentre as diversas inovações digitais existentes para a discussão do projeto em AEC, o uso de ferramentas tecnológicas imersivas tem se destacado em ambientes colaborativos por auxiliar na captação de requisitos e diretrizes de projeto a partir da colaboração dos usuários finais. O objetivo deste artigo é explorar o potencial de uma ferramenta virtual imersiva para coleta de dados em conjunto com os usuários finais a partir do uso de celulares e dos óculos de Realidade Virtual. Foram realizadas simulações com a participação de usuários de uma biblioteca setorial para avaliar o projeto da nova Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, com foco em análises de percepção da circulação, dimensionamento, iluminação e mobiliário. Como resultado, foi possível identificar os requisitos mais importantes para os usuários e propor modificações no projeto da nova biblioteca, evidenciando que a ferramenta possui grande potencial como facilitador no processo de compreensão dos detalhes arquitetônicos.

Biografía del autor/a

Juliana Bambini Mandola, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Metodologia de Projeto em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina - PR, Brasil).

Amanda Leticia Passolongo Durante, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR, Brasil).

Poliana Padula, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR, Brasil).

Vivian Maria Amaral de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (Londrina – PR, Brasil).

Maurício Hidemi Azuma, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP- São Carlos-SP. Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina- UEL (Londrina - PR, Brasil)

César Imai, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina- UEL (Londrina - PR, Brasil).

Citas

BUHAMMOOD, A. H.; ABANDA, H.; GARSTECKI, P.; MANJIA, M. B; PETTANG, C.; & ABDULLAHI, A. M. Coupling BIM and Game Engine Technologies for Construction Knowledge Enhancement. International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations (IJGCMS), 12(4), 38-63, 2020.

GIFFORD,, R. Environment Psychology: Principles and Practice. 3.ed Colville: Optimal Books, 2002.

JERALD, J. The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality. ACM Books, ed 1, 2016.

MUDGE, A. E. Value Engineering: A Systematic Approach. Houston: J. Pohl Ass. 1989.

NICKEL, E. M.; FERREIRA, M. G. G.; FORCELINNI, F. A.; SANTOS, C. T.; SILVA, R. A. A. Modelo Multicritério para Referência na Fase de Projeto Informacional do Processo de Desenvolvimento de Produtos. Gestão & Produção, v. 17, n. 4, 2010.

SPAETH, A. B.; KHALI, R. The place of VR technologies in UK architectural practice. Architectural Engineering and Design Management 14 (6), pp. 470-487. 2018.

TAYEH, R.; ISSA, R. R. A. Interactive Holograms for Construction Coordination and Quantification. In: Journal of Management in Engineering, p. 04020079-1 – 04020079-12, 2020.

VAN LEEUWEN, J. P.; HERMANS, K.; JYLHÄ, A.; QUANJER, A. J.; NIJMAN, H. Effectiveness of Virtual Reality in Participatory Urban Planning. MAB’18, Beijing, p. 128-136, 2018.

YU, R.; GU, N.; LEE, G.; KHAN, A. A Systematic Review of Architectural Design Collaboration in Immersive Virtual Environments. In: Designs, 2022, 6, 93. https://doi.org/ 10.3390/designs6050093

Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Mandola, J. B., Durante, A. L. P., Padula, P., Oliveira, V. M. A. de, Azuma, M. H., & Imai, C. (2023). O uso das simulações virtuais imersivas como auxílio na captura de diretrizes projetuais. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.4010

Número

Sección

TECNOLOGIA - INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.