Discorrendo sobre o método de projeto: caso da sede da Amparho
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.4070Palabras clave:
método de projeto, conceito de projeto, estudo preliminarResumen
Este artigo apresenta um Estudo Preliminar da Sede da Associação Amparho a ser construída na cidade de Pelotas sob a ótica do método de projeto. Tem como objetivo apresentar um exemplo prático da atividade de desenvolvimento de um projeto de arquitetura com a participação de acadêmicos extensonistas durante o processo. Com relação ao método, o processo de trabalho é dividido em três etapas. Na primeira etapa o desafio de projeto foi conceituado, observando o Quaterno Contemporâneo de Mahfuz (2004), no qual o desafio de projeto é trabalhado sobre três enfoques vinculados ao problema de projeto – lugar, programa e técnica, e um quarto voltada à Teoria da Arquitetura – Estrutura formal. Na segunda etapa da pesquisa foi realizado um estudo de massas e um estudo de manchas, zoneamento e estudo de volumetria em consonância com o conceito de projeto. Na terceira e última etapa é lançado o estudo preliminar. Como resultados do trabalho destaca-se o caráter didático da proposta de desenvolvimento do projeto de arquitetura como exercício de aprendizado para um grupo de alunos de Graduação que estão participando do projeto de Extensão.
Citas
CHING, F. D. K. Arquitetura forma espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 399 p. ISBN 85-336-0874-8.
MAHFUZ, Edson da Cunha. Composição e caráter e a arquitetura no fim do milênio. Projetodesign, São Paulo, p. 99 - 101, abr.1996.
MAHFUZ, Edson. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 045.02, Vitruvius, fev. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606>.
GRALA DA CUNHA, Eduardo. A dimensão tecnológica no projeto. Os desafios do ensino e da gestão. Arquitextos, São Paulo, ano 16, n. 188.05, Vitruvius, jan. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.188/5917>.
MAHFUZ, Edson da Cunha. Ensaio sobre a razão compositiva: uma investigação sobre a natureza das relações entre as partes e o todo na composição arquitetônica. Belo Horizonte: UFV, 1995.
MARTINEZ, Corona. Ensaio Sobre o Projeto. Brasília: Editora da UNB, 2000.