Análise crítica dos avanços no uso de realidade virtual e estratégias baseadas no universo dos jogos para a gestão da segurança na construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.133

Palavras-chave:

Canteiros de obras, Tecnologias de visualização, Gamificação, Jogos sérios

Resumo

Apesar dos benefícios relatados em estudos científicos sobre o uso de realidade virtual e estratégias baseadas em jogos para a gestão da segurança na construção civil, a disseminação do uso desses recursos ainda encontra desafios. Nesse contexto, o presente estudo objetivou identificar as principais lacunas de estudos anteriores sobre esses temas e discutir estratégias para contribuir com a disseminação do uso associado desses recursos na gestão da segurança dos canteiros de obras. Realizou-se um levantamento bibliográfico, identificando aplicações já realizadas desses recursos em canteiros de obras e os impactos de sua utilização segundo os relatos dos autores. Posteriormente, desenvolveu-se uma proposta teórica para o uso associado de estratégias baseadas em jogos e realidade virtual na capacitação de gestores de obras. Os resultados revelaram que os estudos relacionados à aplicação de estratégias baseadas em jogos carecem de imersão e sofrem com a rigidez de regras que inibem a espontaneidade da tomada decisão dos usuários. Por outro lado, os estudos sobre realidade virtual encontram barreiras relacionadas ao alto custo da tecnologia e a dificuldade para desenvolver os cenários virtuais. A proposta teórica apresentada neste trabalho defende que o uso associado desses recursos é uma alternativa promissora para superar esses desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

LUCENA, Arthur Felipe Echs; SAFFARO, Fernanda Aranha. Análise crítica dos avanços no uso de realidade virtual e estratégias baseadas no universo dos jogos para a gestão da segurança na construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–5. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.133. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/133. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.