Projeto arquitetônico na era da Realidade Virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.143

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Espaço, Processo de Projeto, Metodologia

Resumo

O presente artigo analisa as tecnologias de realidade virtual e seu papel na invenção arquitetônica, propondo uma metodologia que explore o potencial da realidade virtual enquanto instrumento de auxílio a concepção no projeto arquitetônico. O artigo utiliza a metodologia de design science research para sistematizar um procedimento de projeto utilizando a realidade virtual como ferramenta. A realidade virtual é capaz de assumir um papel de suporte ao processo, em conjunto com a representação, configurando o “centro gravitacional” do processo ao lado das atividades de gerenciamento. Desse modo, o trabalho propõe um mapeamento do processo onde a realidade virtual assume seu papel enquanto “simulacro”. Define também em que momentos ao longo da cíclica repetição dessas atividades, a realidade virtual tem maior potencial para impactar a qualidade do produto final. Conclui-se que com a utilização de ambientes imersivos, o modelo utilizado para a tomada de decisões torna-se menos limitado quanto às sensações proporcionadas pela vivência espacial. Portanto, fica claro que a realidade virtual tomada como ferramenta de auxílio ao projeto guarda o poder de alterar fortemente seu processo. A natureza dessa mudança é capaz de alinhar o foco do projeto ao foco da experiência do ambiente construído: o espaço.

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

ANDRADE, Max Lira Veras Xavier de; ASSIS, Jonas Henrique Gonçalves de; BROCHARDT, Mikael. Projeto arquitetônico na era da Realidade Virtual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–6. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.143. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/143. Acesso em: 22 dez. 2024.

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