Tecnologias da informação e comunicação integradas ao ensino remoto emergencial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.598

Keywords:

Tecnologias da informação e comunicação, Ensino remoto, Desenho técnico, Ferramentas digitais

Abstract

A transformação mundial ocorrida pelo surgimento do novo coronavírus impactou diversos setores da sociedade, incluindo o educacional. A educação foi afetada de modo que as aulas presenciais passaram a ser de forma remota emergencial. Com esta mudança repentina, as Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs) tornaram-se um exponencial suporte a docentes na condução de suas atividades acadêmicas. Dentro desse contexto, o presente artigo trata das TICs integradas no ensino remoto emergencial, com o objetivo de explicitar o processo, as potencialidades das ferramentas integradas e suas limitações. Foram utilizados dispositivos digitais de aprendizagem dando suporte à disciplina de Desenho Técnico, ministrada de forma remota para cursos de Engenharia. O método utilizado foi o experimental e como resultados encontrados destaca-se uma abordagem acessível e replicável das ferramentas integradas respaldada por uma alta satisfação dos alunos

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorena Claudia de Souza Moreira , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal da Bahia.

Maria Paula Dunel , Universidade Federal da Bahia

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora na Universidade Federal da Bahia.

References

AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355-385, 1997. Disponível em: https://direct.mit.edu/pvar/article/6/4/355/18336/A-Survey-of-Augmented-Reality. Acesso em: 1 jul. 2021.

BRASIL. Portaria nº. 188. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCov). Diário Oficial da União: 04/02/2020. Edição: 24-A. Seção: 1 – Extra. P.1. Brasília, DF, 02 de fev. 2020.

DUNEL, M. P.; JESUS, I. J. A. de. Application of Health Protocols for the Resumption of Activities in Architecture and Engineering Projects with the Aid of Digital Technology for Post- Pandemic. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 6., 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Blücher, 2020.

GARCIA, T. C. M.; MORAIS, I. R. D.; ZAROS, L. G.; RÊGO, M. C. F. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Catálogo de publicação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2020.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. Disponível em: https://er. educause. edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergencyremote-teachingand-online-learning. Acesso em: 01 mar. 2020.

MIRANDA, I. M.; MOURÃO, V. L. A.; GEDIEL, A. L. B. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os desafios da inclusão: a criação de aulas sinalizadas no contexto do ensino superior. Periferia: Educação, cultura & comunicação. v. 9 n. 1, p. 243-262, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/28879. Acesso em: 2 jul. 2021.

NETTO, Cristiane Mendes et al. Docência e Uso de Tecnologias Digitais em Ensino Remoto Emergencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS | ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, 2020.

OLIVEIRA, N. P.; SILVEIRA, J. S.; JESUS, R. H. G.; RODRIGUES, T. V. A evolução da universidade no contexto do ensino a distância e das TICs. Texto livre: linguagem e tecnologia. Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 201–215, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24378. Acesso em: 2 jul. 2021.

PEREIRA, D. M; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, n. 10, p. 151-174, Vitória da Conquista, 2010. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/236652502.pdf. Acesso em: 2 jul. 2021.

PÓLA, M. C. R; MONTEIRO, G. C. P. MACHADO, S. R. B. Aprender e ensinar geometria descritiva: do presencial ao virtual. Revista Brasileira de Expressão Gráfica. Vol. 8, No. 2, p. 144-168, 2020. ISSN 2318-7492

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC São Paulo, 2012. 575 p.

SANTOS, D. S. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científico, v. 2, n.7, p. 15-25, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/relaec.33855

Published

30/08/2021

How to Cite

MOREIRA , L. C. de S. .; DUNEL , M. P. . Tecnologias da informação e comunicação integradas ao ensino remoto emergencial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–11. DOI: 10.46421/sbtic.v3i00.598. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/598. Acesso em: 18 may. 2024.