Tecnologias da informação e comunicação integradas ao ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.598

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação, Ensino remoto, Desenho técnico, Ferramentas digitais

Resumo

A transformação mundial ocorrida pelo surgimento do novo coronavírus impactou diversos setores da sociedade, incluindo o educacional. A educação foi afetada de modo que as aulas presenciais passaram a ser de forma remota emergencial. Com esta mudança repentina, as Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs) tornaram-se um exponencial suporte a docentes na condução de suas atividades acadêmicas. Dentro desse contexto, o presente artigo trata das TICs integradas no ensino remoto emergencial, com o objetivo de explicitar o processo, as potencialidades das ferramentas integradas e suas limitações. Foram utilizados dispositivos digitais de aprendizagem dando suporte à disciplina de Desenho Técnico, ministrada de forma remota para cursos de Engenharia. O método utilizado foi o experimental e como resultados encontrados destaca-se uma abordagem acessível e replicável das ferramentas integradas respaldada por uma alta satisfação dos alunos

 

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Biografia do Autor

Lorena Claudia de Souza Moreira , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal da Bahia.

Maria Paula Dunel , Universidade Federal da Bahia

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora na Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

MOREIRA , Lorena Claudia de Souza; DUNEL , Maria Paula. Tecnologias da informação e comunicação integradas ao ensino remoto emergencial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–11. DOI: 10.46421/sbtic.v3i00.598. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/598. Acesso em: 3 dez. 2024.

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