Revisão sistemática de literatura
o uso de BIM no ensino de conforto
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2613Palavras-chave:
RSL, Ensino, Conforto ambiental, BIM, Building information modelingResumo
O Building Information Modeling (BIM) é uma das Tecnologias da Informação e Comunicação que há décadas vêm transformando o panorama da indústria da construção civil e, consequentemente, os cursos de graduação a ela relacionados, como os de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, ressalta-se a importância de inserir BIM em disciplinas que extrapolem o ensino de ferramentas, de modo que esta modelagem possa ser utilizada para aumentar a eficiência do processo de projeto e de outras fases de planejamento e construção do edifício. Esse artigo trata da adoção do BIM em disciplinas da área do conforto ambiental, relatando o que já vem sendo feito em universidades brasileiras e demonstrando maneiras de inserir essa prática em currículos de graduação. Para desenvolvê-lo foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, enfocando experiências nacionais sobre o tema. Dessa maneira, trata-se de uma pesquisa prescritiva, que tem como contribuição à elucidação de soluções para os problemas identificados. Como resultados, pode ser citada a falta de publicações acerca do tema, bem como a necessidade de explorá-lo mais profundamente, ampliando a adoção do BIM em disciplinas desta área de conhecimento.
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