Revisão sistemática de literatura

o uso de BIM no ensino de conforto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2613

Palavras-chave:

RSL, Ensino, Conforto ambiental, BIM, Building information modeling

Resumo

O Building Information Modeling (BIM) é uma das Tecnologias da Informação e Comunicação que há décadas vêm transformando o panorama da indústria da construção civil e, consequentemente, os cursos de graduação a ela relacionados, como os de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, ressalta-se a importância de inserir BIM em disciplinas que extrapolem o ensino de ferramentas, de modo que esta modelagem possa ser utilizada para aumentar a eficiência do processo de projeto e de outras fases de planejamento e construção do edifício. Esse artigo trata da adoção do BIM em disciplinas da área do conforto ambiental, relatando o que já vem sendo feito em universidades brasileiras e demonstrando maneiras de inserir essa prática em currículos de graduação. Para desenvolvê-lo foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, enfocando experiências nacionais sobre o tema. Dessa maneira, trata-se de uma pesquisa prescritiva, que tem como contribuição à elucidação de soluções para os problemas identificados. Como resultados, pode ser citada a falta de publicações acerca do tema, bem como a necessidade de explorá-lo mais profundamente, ampliando a adoção do BIM em disciplinas desta área de conhecimento.

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Biografia do Autor

Manuella Araújo de Souza, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta no Centro Universitário SENAI CIMATEC (Salvador-BA, Brasil).

Thais Schettini Gonzalez Borges, Universidade Federal da Bahia

Especialista em Reabilitação Ambiental e Urbanistica Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Renata de Almeida Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador - BA, Brasil).

Paulo Victor Matos leite de Ávila, Universidade Federal da Bahia

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador - BA, Brasil).

Érica de Sousa Checcucci, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA, Brasil).

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

SOUZA, Manuella Araújo de; BORGES, Thais Schettini Gonzalez; RIBEIRO, Renata de Almeida; ÁVILA, Paulo Victor Matos leite de; CHECCUCCI, Érica de Sousa. Revisão sistemática de literatura: o uso de BIM no ensino de conforto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–8. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2613. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2613. Acesso em: 22 dez. 2024.

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