Atuação da FIRJAN SENAI em apoio à difusão e capacitação BIM no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.201Palavras-chave:
Transformação Digital, BIM, Planejamento de Execução BIM Educacional, Educação, Construção CivilResumo
A adoção da Plataforma BIM (Building Information Modeling) trouxe muitas oportunidades para a cadeia de produtiva da Indústria da Construção Civil. Com base em um estudo prospectivo iniciado em 2012, a Firjan (Federação da Indústrias do Rio de Janeiro) delineou seu posicionamento estratégico, tendo o BIM como uma de suas áreas de foco. A partir disso, em 2015, foi iniciada a primeira fase de implementação do Planejamento de Execução BIM Educacional, atendendo às habilidades básicas da formação (SUCCAR, 2012). A segunda fase, prevista para 2019, pretende explorar mais capacidades, alcançando competências intermediárias (SUCCAR, 2012) e a fase de colaboração (SUCCAR, 2008). O objetivo deste trabalho é discutir e avaliar as ações realizadas até o momento e tem como objetivo principal apresentar a segunda fase desta atuação. As estratégias e fases estão em linha com a inauguração do Retrofit da Escola Firjan SENAI especializada em Construção Civil, com previsão de início de operação em 2020, com foco em digitalização e Métodos Modernos de Construção. Este artigo é parte do desenvolvimento de uma tese de doutorado, que tem como enfoque a análise crítica da adoção de BIM no Brasil.
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