Respiro Verde: minimizando impactos de uma barreira urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1077

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Pluralidade de usos; , Espaços residuais

Resumo

As grandes cidades têm em comum o desafio da mobilidade urbana, visto que devido ao espraiamento de sua malha urbana, condições socioeconômicas e, até mesmo, às políticas públicas adotadas, tem-se uma sobrecarga no transporte coletivo devido aos grandes movimentos pendulares diários. Dentro deste contexto a cidade de São Paulo tem investido gradativamente em modais sobre trilhos como o caso do Monotrilho – Linha 15 Prata que liga o extremo da zona Leste a um ponto de conexão mais próximo ao centro com outra linha do Metrô. Porém esse sistema trouxe para o território atendido uma série de deficiências quanto a produção do espaço construído, sendo este o objeto de pesquisa do trabalho final de graduação desenvolvido no último semestre que tem como objetivo mapear, classificar e propor uma série de intervenções urbanas para a consolidação de espaços livres públicos qualificados em substituição aos espaços hoje residuais subutilizados. Este projeto tem como contribuição para o INOVATCC SINGEURB 2021 a discussão sobre a adoção de soluções de infraestrutura verde atrelados aos eixos de transporte em massa como forma de mitigação dos efeitos das ilhas de calor e alagamentos.

Biografia do Autor

Beatriz Gonzaga Provatti, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo - SP, Brasil).

Fernanda Figueredo D'agostini, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora (2019) e Mestre (2014) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

BATALLER, Maria Alba Sargatal; BOTELHO, Maurilio Lima. O Estudo da Gentrificação. Revista Continentes, [S.l.], n. 1, p. 9-37, jul. 2012. ISSN 2317-8825. Disponível em: <http://www.revistacontinentes.com.br/continentes/index.php/ continentes/article/view/5>. Acesso em: 12 out. 2020.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. 5ª Edição. Editora Centauro,1968;

PASQUALETTO, Antôno; SOUZA, Fábio de. A Tecnologia de Monotrilho para o Transporte de Passageiros. Disponível em: . Acesso em: 03 Mar. 2019;

RIBEIRO, Thaísa Prado. Pesquisa de Mobilidade em áreas urbanas: Complexidade e proposta de abordagem. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/ 11449/156940/000906157.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 Mar. 2019;

VILLACA, F J M. Terra como capital. Espaco e Debates[S.l.], v. 5 , n. 16, p. 5-14, 1985;

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-20

Como Citar

GONZAGA PROVATTI, Beatriz; FIGUEREDO D'AGOSTINI, Fernanda. Respiro Verde: minimizando impactos de uma barreira urbana. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 624–627. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1077. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1077. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.