Efeitos do uso do aplicativo Waze em uma via local na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.923Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Congestionamentos, Sistema viárioResumo
A frota de automóveis particulares na Grande São Paulo aumentou 22,8% entre 2007 e 2017. Igual crescimento não se observou no sistema viário ou no sistema de transporte público, levando a população a buscar formas de tornar os deslocamentos mais rápidos e confortáveis. Em particular, ganharam popularidade entre motoristas aplicativos que avisam sobre vias congestionadas ou interditadas, reduzindo o tempo de viagem. Todavia, se por um lado os aplicativos aumentam a conveniência do motorista por reduzir o seu tempo de viagem, por outro ignora a organização funcional do sistema viário da cidade e acaba por levar às vias locais, localizadas nos miolos dos bairros, elevados volumes de tráfego, dado que estas são consideradas rotas de fuga dos congestionamentos. Neste sentido, o trabalho se propõe a avaliar o impacto do uso do aplicativo Waze em uma via localizada no bairro da Vila Nova Conceição, com a contagem dos volumes de tráfego observados em diferentes trechos da via. Por meio da comparação com os Volumes Diários Médios esperados para uma via local, constatou-se que a via tem sido utilizada como alternativa para a principal via arterial da região, preterida nos horários de pico por conta dos engarrafamentos.
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