Efeitos do uso do aplicativo Waze em uma via local na cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.923

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Congestionamentos, Sistema viário

Resumo

A frota de automóveis particulares na Grande São Paulo aumentou 22,8% entre 2007 e 2017. Igual crescimento não se observou no sistema viário ou no sistema de transporte público, levando a população a buscar formas de tornar os deslocamentos mais rápidos e confortáveis. Em particular, ganharam popularidade entre motoristas aplicativos que avisam sobre vias congestionadas ou interditadas, reduzindo o tempo de viagem. Todavia, se por um lado os aplicativos aumentam a conveniência do motorista por reduzir o seu tempo de viagem, por outro ignora a organização funcional do sistema viário da cidade e acaba por levar às vias locais, localizadas nos miolos dos bairros, elevados volumes de tráfego, dado que estas são consideradas rotas de fuga dos congestionamentos. Neste sentido, o trabalho se propõe a avaliar o impacto do uso do aplicativo Waze em uma via localizada no bairro da Vila Nova Conceição, com a contagem dos volumes de tráfego observados em diferentes trechos da via. Por meio da comparação com os Volumes Diários Médios esperados para uma via local, constatou-se que a via tem sido utilizada como alternativa para a principal via arterial da região, preterida nos horários de pico por conta dos engarrafamentos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Lemos Ignacio, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. (São Paulo - SP, Brasil).

Douglas Vieira, Universidade Anhembi Morumbi

Engenheiro Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. (São Paulo - SP, Brasil).

Felipe Calais, Universidade Anhembi Morumbi

Engenheiro Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

BRASIL – Lei nº 9.503 – Código de Trânsito Brasileiro. 1997.

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO (CET-SP) – Instrução de Projetos nº 2 – Classificação das vias. São Paulo, 2001.

DNIT – Publicação IPR 740 – Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Instituto de Pesquisas Rodoviárias, Rio de Janeiro, 2010.

DETRAN SP – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Frota de veículos da cidade de São Paulo. Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama da cidade de São Paulo. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama. Acesso em: 05 jun. 2021.

SÃO PAULO - Companhia do Metropolitano de São Paulo. A mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo em detalhes. Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br/ pesquisa-od/arquivos/Ebook%20Pesquisa%20OD%202017_final _240719_versao_4.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2020.

______. Metropolitana de São Paulo em detalhes: pesquisa de Origem-Destino. Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/arquivos/Ebook%20Pesquisa%20OD%202017_ final_ 240719_versao_4.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2020.

VASCONCELLOS, E. A. Mobilidade urbana e atividade econômica. In: Comin, A.; Freire C.T.; Kneip, S. A.; Wissenbach, T. C. (orgs.) Metamorfoses Paulistanas. Editora Unesp: São Paulo, 2012, p. 245-263.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

LEMOS IGNACIO, Marcus Vinicius; VIEIRA, Douglas; CALAIS, Felipe. Efeitos do uso do aplicativo Waze em uma via local na cidade de São Paulo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 425–430. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.923. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/923. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.