Efeitos do uso do aplicativo Waze em uma via local na cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.923

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Congestionamentos, Sistema viário

Resumo

A frota de automóveis particulares na Grande São Paulo aumentou 22,8% entre 2007 e 2017. Igual crescimento não se observou no sistema viário ou no sistema de transporte público, levando a população a buscar formas de tornar os deslocamentos mais rápidos e confortáveis. Em particular, ganharam popularidade entre motoristas aplicativos que avisam sobre vias congestionadas ou interditadas, reduzindo o tempo de viagem. Todavia, se por um lado os aplicativos aumentam a conveniência do motorista por reduzir o seu tempo de viagem, por outro ignora a organização funcional do sistema viário da cidade e acaba por levar às vias locais, localizadas nos miolos dos bairros, elevados volumes de tráfego, dado que estas são consideradas rotas de fuga dos congestionamentos. Neste sentido, o trabalho se propõe a avaliar o impacto do uso do aplicativo Waze em uma via localizada no bairro da Vila Nova Conceição, com a contagem dos volumes de tráfego observados em diferentes trechos da via. Por meio da comparação com os Volumes Diários Médios esperados para uma via local, constatou-se que a via tem sido utilizada como alternativa para a principal via arterial da região, preterida nos horários de pico por conta dos engarrafamentos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Lemos Ignacio, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. (São Paulo - SP, Brasil).

Douglas Vieira, Universidade Anhembi Morumbi

Engenheiro Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. (São Paulo - SP, Brasil).

Felipe Calais, Universidade Anhembi Morumbi

Engenheiro Civil pela Universidade Anhembi Morumbi. (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

LEMOS IGNACIO, M. V. .; VIEIRA, D.; CALAIS, F. Efeitos do uso do aplicativo Waze em uma via local na cidade de São Paulo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 425–430. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.923. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/923. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas