A Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo: Discurso e Técnica: Discurso e Técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1127

Palavras-chave:

Transportes, infraestrutura urbana, Projetos urbanos

Resumo

Ao longo dos anos, principalmente no fim do século XIX e início do século XX, a morfologia espacial de Santo Amaro foi marcada pelos trilhos e pelo desenho viário na mobilidade e acessibilidade urbanas. Dentro deste contexto, esta pesquisa de iniciação científica realizada em conjunto com o trabalho de conclusão de curso, aborda um quadro de análise do trecho elevado da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, com o objetivo de contribuir com a compreensão de determinados fenômenos materializados e territorializados na cidade por meio da análise contextual histórica, sob a ótica da mobilidade urbana e da estrutura de transportes, para tanto utiliza-se da revisão bibliográfica para o mapeamento dos processos de desenvolvimento da área de estudo embasando a análise dos impactos da infraestrutura de transportes no território e suas consequências socioespaciais. Como resultado desta pesquisa verifica-se que o planejamento urbano em São Paulo, seja ele em sua retórica e/ou prática, consolidou em Santo Amaro – entre os séculos XX e XXI, um verdadeiro recorte da cidade capitalista, cercado por desigualdades, cicatrizes e segregação por meio de instrumentos que favorecem a territorialização dos interesses das classes dominantes tanto na cidade analisada, como na hegemonia global das cidades do capitalismo periférico.

Biografia do Autor

Caio Aguiar da Silva, universidade anhembi morumbi

Formando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo – SP, Brasil) 

Fernanda F. D’Agostini, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo – SP, Brasil) 

Referências

ANELLI, Renato. Redes de mobilidade e urbanismo em São Paulo: das radiais/ perimetrais do Plano de Avenidas à malha direcional PUB. Vitruvius, 2007. Disponível em: < https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.082/259Anteprojeto> . Acesso em 19 set. 2020.

BERARDI, M. H. P.. História dos Bairros de São Paulo: Santo Amaro. Prefeitura Municipal – Secretaria de Educação e Cultura. São Paulo, 1981.

CEM CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE. Mercado dos Ônibus Coletivos em São Paulo. CEPID; FAPESP. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://centrodametropole.fflch.usp.br/pt-br >. Acesso em 18 mai. 2021.

GABARRA, Murilo. Industrialização e Padronização Para Expansão do Metrô em São Paulo. Tese de Mestrado, FAUUSP. São Paulo, 2016.

HARVEY, David. Produção Capitalista do Espaço. Annablume. São Paulo, 2005.

MAZARIM, D. M.. Histórico das Pontes Estaiadas e sua Aplicação no Brasil. Tese de Mestrado, Escola Politécnica da USP. São Paulo, 2011.

MOURA, G. J. C.. Diferenças entre a retórica e a prática na implantação do Metrô de São Paulo. Tese de Doutorado, FAUUSP. São Paulo, 2016.

MUNIZ, Cristiane. A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano. Tese de Mestrado, FAUUSP. São Paulo, 2005.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. Hucitec. São Paulo, 2002.

______. A Urbanização Brasileira. Hucitec. São Paulo, 1993.

VILLAÇA, Flávio. Espaço Intra-urbano no Brasil. Studio Nobel. São Paulo, 2001.

ZIONI, Silvana; BERNARDINI, S. P.. Mobilidade de Produção na Metrópole. Artigo publicado na Revista USP n. 102. São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/97621 >. Acesso em 16 out. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

AGUIAR DA SILVA, Caio; F. D’AGOSTINI, Fernanda. A Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo: Discurso e Técnica: Discurso e Técnica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 448–454. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1127. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1127. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.