A malha cicloviária como um modal de deslocamento sustentável: (in) adequações, (in) eficiência e (in) segurança – o caso da região central do Recife - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.852

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana Sustentável, Infraestrutura, Ciclovia

Resumo

A questão da mobilidade urbana é, na atualidade, tema central quando nos reportamos às problemáticas vividas nas médias e grandes cidades brasileiras. Não ao acaso, as tentativas de melhoria podem ser observadas em diversos municípios, principalmente naqueles que são municípios-sede (capitais). No entanto, tais tentativas estabelecidas nas diversas gestões, não estão à altura dos problemas que se avolumam no tocante aos deslocamentos e circulação dos bens e serviços. Por outro lado, a saturação do sistema de transporte como um todo, juntamente com suas ineficiências e inadequações, levantam a discussão sobre o conceito de mobilidade urbana sustentável – que diz respeito à priorização dos transportes públicos e, mais precisamente, aos transportes não motorizados – honrosamente traduzidos no deslocamento a pé e através de bicicletas. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo geral destacar a real situação da malha cicloviária na região central e nos bairros circunvizinhos cidade de Recife-PE, com foco, sobretudo, na segurança do ciclista. Para tanto, apresentou um diagnóstico desse modal de deslocamento no contexto atual, com base em informações coletadas in loco a partir de  visitas técnicas observacionais,  estabelecidas com base em recomendações da literatura e por meio de um levantamento fotográfico. Assim, os resultados não foram satisfatórios e pode-se concluir que é necessário um reexame nas políticas públicas para este setor e ações mais contundentes no sentido de melhorias.

Biografia do Autor

Nivaldo Gerôncio Silva Filho, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Atualmente exerce a função de Docente (Professor Substituto) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Juliana Bevilacqua Jacob, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

Angela Maria de Arruda, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia e atualmente é doutoranda na Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

SILVA FILHO, N. G.; JACOB, J. B.; ARRUDA, A. M. de. A malha cicloviária como um modal de deslocamento sustentável: (in) adequações, (in) eficiência e (in) segurança – o caso da região central do Recife - PE. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 370–383. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.852. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/852. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas