Compacidade urbana: diretrizes para o adensamento estratégico nos bairros Vila Nova, Vila Recreio e Vila Casoni - Londrina, PR
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1120Palavras-chave:
Sustentabilidade urbana, Compacidade, Vitalidade, AdensamentoResumo
O presente trabalho apresenta uma proposta que busca ampliar a compacidade urbana da macrorregião composta pelos bairros Vila Nova, Vila Recreio e Vila Casoni, na cidade de Londrina, PR, pois a área se apresenta subutilizada, porém, com potencial de aproveitamento da sua densa infraestrutura urbana e de seus fluxos devido à sua localização próxima ao centro da cidade. O enfoque para atingir esse objetivo é o adensamento estratégico pensado a partir dos pilares do desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental) inseridos em temas-chave do urbanismo: a revisão do zoneamento, a mobilidade sustentável e a ampliação das qualidades espaciais urbanas. Esses temas, por sua vez, estão relacionados à vitalidade, pois sem ela o ambiente não é utilizado pelas pessoas e o adensamento não se torna positivo. Assim, os temas-chave tem o pilar social como principal norteador, englobando habitação, equipamentos sociais e espaços de lazer. Para tanto, as propostas são apresentadas em forma de diretrizes para o adensamento, mobilidade e zoneamento e se complementam entre si, ainda que sejam apresentadas de maneira separada. A sobreposição dessas diretrizes e a configuração da forma urbana resultante, por sua vez, proporcionaram uma reflexão considerando as questões de qualidade espacial urbana, destinadas as transformações de partes da macrorregião que apresentem maior compacidade. Para elas, portanto, são apresentadas diretrizes buscando aproveitar e ampliar suas potencialidades e mitigar seus déficits quanto à qualidade espacial urbana, de forma positiva para o desenvolvimento sustentável.
Referências
ACIOLY, Claudio, et al. Densidade Urbana. Um Instrumento De Planejamento E Gestão Urbana. 1998.
BENTLEY, Ian, et al. Entornos vitales. 1985.
CMMAD - Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. 1987.
HIGUERAS, Ester. El reto de la ciudad habitable y sostenible. 2009.
MIANA, Anna Christina. Adensamento e forma urbana: Inserção de parâmetros ambientais no processo de projeto. 2010.
PARANÁ, Londrina. Lei 12236/2015. Uso e Ocupação do Solo do Município de Londrina. 2015.
SILVA, Geovany, et al. Urbanismo sustentável: a construção de indicadores para avaliação do espaço urbano. Trabalho Final da Disciplina de Doutorado – FAU – UnB. 2010.
SODIQ, Ahmed, et al. Towards modern sustainable cities: Review of sustainability principles and trends. Journal of Cleaner Production 227. 2019.