Estudo sobre compensações na avaliação da caminhabilidade urbana com apoio de SIG
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.887Palavras-chave:
Caminhabilidade, Trade-off, Sistema de informação geográficaResumo
Investir em transportes não motorizados no planejamento da mobilidade urbana contribui para o bem-estar da população, para a economia do sistema e reduz os impactos ao meio ambiente. Considerando o deslocamento a pé como integrante dos transportes não-motorizados, o objetivo desta pesquisa — que encontra-se no estágio de elaboração do projeto de pesquisa — é identificar compensações (trade-offs) na avaliação da caminhabilidade urbana. A justificativa é que considerar compensações no julgamento dos critérios de avaliação direciona a tomada de decisão a partir da mínima intervenção, possibilitando delinear em um cenário urbano de deslocamentos a pé onde os pontos fracos podem ser compensados por pontos fortes. Serão utilizadas como método a Média Ponderada Ordenada (MPO) e a Combinação Linear Ponderada (CLP) em uma plataforma SIG. Para o estudo de caso, serão selecionadas áreas urbanas no entorno de Pólos Geradores de Viagens (PGV) do município de Ribeirão Preto (SP). Como resultado, espera-se que esta pesquisa contribua para a discussão acerca dos critérios de métodos de avaliação da caminhabilidade.
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