UMA APLICAÇÃO DO SIG PARA LOCALIZAÇÃO DE ÁREAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COM POTENCIAL PARA COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS

Autores

  • Matheus Neiva Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camilla Espírito Santo Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sandra Oda Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelino Aurélio Vieira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3406

Palavras-chave:

Sistema de bicicletas compartilhadas, Análise multicritério, SIG

Resumo

Atualmente, a rede cicloviária da cidade do Rio de Janeiro conta com 487 quilômetros de extensão. Apesar disso, existem problemas de continuidade e de integração com outros modos de transporte público, padrão que é seguido pelo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. Por esse motivo, o objetivo deste artigo foi identificar áreas de maior potencial para alocar a expansão do sistema, utilizando o método de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Para isso foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Através desse estudo foi possível identificar que outras centralidades da cidade possuem grande potencial de demanda para expansão do sistema, em especial bairros como Madureira, Maracanã e Penha. O fortalecimento do transporte ativo nessas localidades pode promover um maior desenvolvimento socioeconômico descentralizado, sustentável e igualitário. Este estudo fornece uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão na promoção de maior mobilidade e acessibilidade no transporte urbano.

Biografia do Autor

Matheus Neiva Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Camilla Espírito Santo Almeida , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Sandra Oda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo.  Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).


Marcelino Aurélio Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). 

Referências

ALIANÇA BIKE. Ciclovias e ciclofaixas nas capitais. 2023. Disponível em: <https://aliancabike.org.br/dados-do-setor/ciclovias-e-ciclofaixas/>. Acesso em: 03 de agosto de 2023.

DATA RIO Instituto Pereira Passos. Dados. 2022. Disponível em: <https://www.data.rio/search?collection=Dataset>. Acesso em: 08 de dezembro de 2022.

DUARTE, B. C. Mobilidade Urbana Sustentável: estudo sobre infraestrutura cicloviária em Jacarepaguá utilizando Sistema de Informações Geográficas. Projeto de Graduação – Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, dez. 2021.

GROSS, J. C. Multicritério de Apoio à Decisão. Indaial: Uniasselvi, 2010.

IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/apps/areaponderacao/index.html>. Acesso em: 16 jan. 2023.

LOIDI, M.; WITZMANN-MULLER, U.; ZAGELl, B. A spatial framework for Planning stationbased bike sharing systems. European Transport Research Review. v. 11, n. 9, jan. 2019. ISSN 1867-0717. Disponível em: <https://etrr.springeropen.com/articles/10.1186/s12544-019-0347-7>. Acesso em: 16 jan. 2023. DOI: 10.1186/s12544-019-0347-7.

MPRJ MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO. MPRJ em mapas. Rio de Janeiro: MPRJ, 2023. Disponível em: <http://apps.mprj.mp.br/sistema/inloco/>. Acesso em: 16 de janeiro de 2023.

PASSOS, S. V. G. Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIG. Dissertação (Mestrado) – Sistemas de Informação Geográfica. Universidade da Beira Interior. Covilhã, out. 2018.

SILVEIRA, L. Q.; ANDRADE, V. A integração bicicleta-metrô no Rio de Janeiro: características socioespaciais. In: 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. São Paulo, 2017.

ZULUAGA, J. D.; ESCOBAR, D. A.; YOUNES, C. A GIS approach based on user location to evaluate a bike-sharing program. Dyna, v. 85, n. 204, p. 257-263, mar. 2018. ISSN: 00127353. Disponível em: <http://mr.crossref.org/iPage?doi=10.15446%2Fdyna.v85n204.67670>. Acesso em 15 de janeiro de 2023. DOI: 10.15446/dyna.v85n204.67670.

Downloads

Publicado

17/11/2023

Como Citar

DIAS, M. N. .; ALMEIDA , C. E. S. .; ODA, S.; SILVA, M. A. V. da. UMA APLICAÇÃO DO SIG PARA LOCALIZAÇÃO DE ÁREAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COM POTENCIAL PARA COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3406. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3406. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas