UMA APLICAÇÃO DO SIG PARA LOCALIZAÇÃO DE ÁREAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COM POTENCIAL PARA COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3406Palavras-chave:
Sistema de bicicletas compartilhadas, Análise multicritério, SIGResumo
Atualmente, a rede cicloviária da cidade do Rio de Janeiro conta com 487 quilômetros de extensão. Apesar disso, existem problemas de continuidade e de integração com outros modos de transporte público, padrão que é seguido pelo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. Por esse motivo, o objetivo deste artigo foi identificar áreas de maior potencial para alocar a expansão do sistema, utilizando o método de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Para isso foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Através desse estudo foi possível identificar que outras centralidades da cidade possuem grande potencial de demanda para expansão do sistema, em especial bairros como Madureira, Maracanã e Penha. O fortalecimento do transporte ativo nessas localidades pode promover um maior desenvolvimento socioeconômico descentralizado, sustentável e igualitário. Este estudo fornece uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão na promoção de maior mobilidade e acessibilidade no transporte urbano.
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