CAPTAÇÃO DE ESGOTO EM TEMPO SECO: ACUMULAÇÃO DE SÓLIDOS MINERAIS E GROSSEIRO
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3534Palavras-chave:
Captação de esgoto em Tempo Seco, Resíduo Sólido Mineral, Sistema Drenagem PluvialResumo
A interceptação de esgotos sanitários em sistemas de drenagem pluvial em períodos seco e a sequencial transferência aos elementos de transporte e tratamento perfaz solução de engenharia já praticada no país. Esta pesquisa faz parte da dissertação de mestrado em engenharia ambiental e tem como objetivo, quantificar a acumulação volumétrica de resíduos sólidos minerais e resíduos sólidos grosseiros em sistemas de esgotamento sanitário do município de Araruama, baseados no modelo separador absoluto e na estratégia de interceptação em sistemas de drenagem pluvial. Os resultados indicam que o sistema de esgotamento sanitário baseado na estratégia interceptação de esgotos em sistemas de drenagem pluvial em períodos seco gera maior quantidade de resíduos que o modelo separador absoluto, independentemente do período mensal de observação. Indicam também que independentemente do tipo de sistema de esgotamento sanitário, acumula-se mais resíduos no período de maior pluviosidade.
Referências
CARDOSO, M. et al. Performance assessment of water supply and wastewater systems. Urban Water Journal, v. 1, n. 1, p. 55 – 67. 2004.
LOPES, A. C. R. et al. Captações de esgotos sanitários em tempo seco em galerias de águas pluviais: proposta de discussão sobre critérios e parâmetros de dimensionamento. Revista DAE, São Paulo. v.71, n.239, p. 188–204, 2022.
VOLSCHAN JR., I. The challenge of dry-weather sewage intakes as a sustainable strategy to develop urban sanitation in the tropics. Water Practice and Technology, v.15, n.1, p. 38–47, 2020.
VON SPERLING, M. Wastewater Characteristics, Treatment and Disposal. Water Intelligence Online, v. 1, 306 p. 2015.