ESTUDO DA ENERGIA DISSIPADA NA VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO VISANDO SEU APROVEITAMENTO NA EDIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1243

Palavras-chave:

Potencial hidráulico predial, Instalações hidráulicas prediais, Válvula redutora de pressão, Micro geração

Resumo

RESUMO: O presente trabalho constitui uma pesquisa bibliográfica direcionada ao aproveitamento da energia dissipada nas válvulas redutoras de pressão. Nesse sentido, propõe-se o estudo do sistema de distribuição predial e análise da possibilidade de conversão da energia potencial dissipada na VRP em energia elétrica a fim de ser utilizada em sistemas e equipamentos de baixa demanda de carga. Desse modo, o presente estudo aborda as particularidades construtivas das edificações em paralelo com as características técnicas das VRPs existentes no mercado a fim de avaliar a possibilidade técnica de aproveitamento da energia dissipada. O levantamento baseou-se nos seguintes dados de entrada: 1) o volume total mensal de abastecimento de água, 2) consumo diário por habitante, 3) quantitativo de vazão e pressão para abastecimento do sistema e 4) altura manométrica de cada ponto para, em seguida, definir o tipo de turbina e gerador indicados para o projeto com sistema de aproveitamento de energia. De posse dos dados levantados na literatura, foi realizada uma simulação para um edifício de 36 pavimentos considerando sua instalação predial de água fria, incluindo as VRP’s. Por meio de equações matemáticas sugeridas pela literatura, pode-se alcançar com a simulação a geração diária de 3,88 kWh.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Marcelly Rios da Silva , Instituto Federal de Educação

Formação: Bacharelado em Engenharia Civil
Titulação: Graduação
Função: Discente
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia

Dálcio Ricardo Botelho Alves, Instituto Federal de Goiás

Formação: Engenharia Agrícola - UFLA
Titulação: Doutor em Agronomia - Conc. Irrigação e Drenagem ESALQ/USP
Função: Professor Titular - IFG - Goiânia
Instituição: Instituto Federal de Goiás - Goiânia-GO

Referências

CAMPOS, Marcos Carvalho. Máquinas hidráulicas. Curitiba, 2015.

CHECHINEL, Karina Malisca; SPECK, Jaison Araújo. Microgeração de energia elétrica a partir do potencial hidráulico predial, 2017.

COVAS, D.; RAMOS, H. A Utilização de válvulas redutoras de pressão no controle e redução de fugas em sistemas de distribuição de água. 8º Encontro Nacional de Saneamento Básico, Barcelos. 27 a 30 de outubro, 1998.

ÇENGEL, Yunus A.; BOLES, Michael A. Termodinâmica. 7. ed. Porto Alegre, Brasil: AMGH, 1019 p., 2013.

CREDER, Hélio. Instalações hidráulicas e sanitárias 5.ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1991.

SIMONE, Gilio Aluisio. Centrais e aproveitamentos hidrelétricos: uma introdução ao estudo. São Paulo: Editora Érica. 2013.

TIAGO FILHO, Geraldo L. T. et al. Pequenos aproveitamentos hidroelétricos. Ministério de Minas e Energia. Brasília, 2008.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

PEREIRA DA SILVA PITALUGA, Douglas; MARCELLY RIOS DA SILVA , Brenda; RICARDO BOTELHO ALVES, Dálcio. ESTUDO DA ENERGIA DISSIPADA NA VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO VISANDO SEU APROVEITAMENTO NA EDIFICAÇÃO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. DOI: 10.46421/sispred.v2i.1243. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1243. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.