ANÁLISE DOS REGISTROS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDROSSANITÁRIOS CONSIDERANDO O IMPACTO DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 (COVID-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1088

Palavras-chave:

Sistemas prediais hidrossanitários, Patologias de construção, Manutenção predial, SARS-CoV-2 (covid-19)

Resumo

RESUMO: As edificações destinadas a instituições universitárias sempre se caracterizaram pelo uso intenso de suas instalações. Porém essa particularidade transformou-se completamente com o avanço da pandemia de SARS-CoV-2 (covid-19) durante o ano de 2020. Este artigo visa realizar uma análise comparativa dos registros de manutenção dos edifícios da Universidade Federal de Goiás, localizados na cidade de Goiânia-GO, durante o período de 2016 a 2020, a fim de verificar o impacto da pandemia nas ações de manutenção dos sistemas prediais hidrossanitários, considerando que nesse período as atividades presenciais foram mínimas dentro do órgão. Para tanto, as requisições de manutenção predial foram classificadas e categorizadas. Foi verificada queda no número de registros no ano de 2020, porém não houve diferença significativa de participação percentual das solicitações referentes aos sistemas prediais e suas instalações. Observou-se uma queda maior nas demandas relativas ao sistema de esgoto sanitário e menor naquelas relacionadas ao sistema de drenagem de águas pluviais. Equipamentos sujeitos a interações diretas dos usuários receberam menores registros de manifestações patológicas quando comparado a anos anteriores, bem como entupimentos em aparelhos sanitários foram menos relatados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heber Martins de Paula, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Curso de Mestrado Em Engenharia Civil Estruturas e pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil e dos Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (linha de Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil) da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Universidade Federal de Catalão em implantação. Tem experiência na área de construção civil, desenvolvimento de novos materiais e instalações hidrossanitárias prediais, atuando como projetista e docente de Sistemas Prediais Hidrossanitário, Construção Sustentável e Acompanhamento de obras. Foi vencedor da 20ª. Edição do Prêmio CBIC (antigo prêmio Falcão Bauher) de Inovação e Sustentabilidade, categoria Pesquisa. Coordenador de Pesquisa da UFG/Regional Catalão (2015 e 2016), Coordenador de Administração e Finanças UFG/RC (2018-2019) e, atualmente, Pró-Reitor Pró-Tempore de Administração e Finanças da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). 

Ricardo Prado Abreu Reis, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Engenharia Civil na sub-área de Arquitetura e Construção por meio do curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP) em 2018, Mestre em Engenharia Civil pelo Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (CMEC-UFG) em 2005 e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás em 1999. Atualmente é Professor Adjunto 2 dos cursos de graduação em engenharia civil, engenharia ambiental e sanitária e arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Goiás. Coordenador Associado do GT de Sistemas Prediais (ANTAC). Tem experiência na área de Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários, Conservação e Uso Racional de Água, Sistemas de Drenagem na Fonte, Práticas LID (Low Impact Development), Construção Civil, além de Hidráulica e Saneamento.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674:2012. Manutenção de Edificações. Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 6p.

_____________. NBR 5626/2020. Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro: ABNT, 1994. 56p.

CONCEIÇÃO, A. P. Estudo da incidência de falhas visando a melhoria da qualidade dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2007. 143f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) - Programa de Pós-Graduação em Construção Civil, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

CRUZ, D. C. Análise de solicitações de assistência técnica em empreendimentos residenciais como ferramenta de gestão. 2013. 167 p. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

MORAIS, G. A. T.; LORDSLEEM, A. C. J. A Building maintenance management activities in a public institution. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 26, ed.1, 2019. p85-103.

PRADO, G. B. Aplicação do método G.U.T. para priorização de intervenções em manifestações patológicas de sistemas prediais em edifícios universitários. 2017. 92 p. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

Downloads

Publicado

18/11/2021

Como Citar

SALOMÃO RAEL DE MORAIS, L.; MARTINS DE PAULA, H.; PRADO ABREU REIS, R. ANÁLISE DOS REGISTROS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDROSSANITÁRIOS CONSIDERANDO O IMPACTO DA PANDEMIA DO SARS-COV-2 (COVID-19). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. DOI: 10.46421/sispred.v2i.1088. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1088. Acesso em: 15 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>