COMPARAÇÃO DE DIFERENTES PARÂMETROS DE PROJETO APLICADOS AO DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DOS COMPONENTES DO SISTEMA PREDIAL DE ESGOTO SANITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2961Palavras-chave:
Sistemas Prediais Hidrossanitários, Esgoto Sanitário, Dimensionamento Hidráulico, ProjetoResumo
RESUMO: A NBR 8160 (ABNT, 1999) aborda a concepção dos sistemas prediais de esgoto sanitário (SPES) e prescreve dois métodos para o dimensionamento do SPES: o somatório de unidades Hunter de contribuição e o método hidráulico. Uma considerável diferença entre eles é que o método hidráulico necessita de parâmetros de projeto relacionados a utilização da edificação, enquanto o método Hunter considera apenas os aparelhos sanitários existentes. Dado o número de parâmetros envolvidos na utilização do método hidráulico, o objetivo deste estudo foi analisar a influência do fator de falha e do número de pavimentos ao utilizar esse método para dimensionar o SPES de um edifício. Para isso, foram utilizadas duas opções de fator de falha: 1% e 5% e os pavimentos avaliados foram 4, 8, 12, 16 e 20. Observou-se que os ramais de descarga e esgoto não sofreram variações com alteração do fator de falha ou número de pavimentos por se tratar de tubulações que recebem contribuição de unidades individuais. Enquanto a progressão da quantidade de pavimentos e redução do fator de falha ocasionou na ampliação dos diâmetros calculados dos tubos de queda e subcoletores diante do aumento da vazão, provocando o aumento de alguns diâmetros nominais.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNICAS. ABNT NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.
BARONI, B. T. Redução dos diâmetros de ramais e coletores nos sistemas prediais de esgotos sanitários. Dissertação. Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, 2018.
CARVALHO JÚNIOR, R. de. Instalações Hidráulicas e o projeto de arquitetura. 12ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2019.
DEMARCO, P.; KOELLER, J.; MARTIN, S.; SWATKOWSKI, L; WHITE, C.; BURGESS, M.The drainline transport of solid waste in buildings. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM CIB W062 ON WATER SUPPLY AND DRAINAGE FOR BUILDINGS, 39th, 2013, Nagano, Japão. Water Supply and Drainage for Buildings. Nagano: The International Council for Research and Innovation, Commission CIB W062, 2013. Pp. 93-104.
MACINTYRE, A. J. Instalações hidráulicas: prediais e industriais. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
VALÊNCIO, I. P. Desempenho do sistema predial de água e esgoto sanitário com uso de bacias sanitárias de volume de descarga de 4,8 litros. Dissertação. Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, 2017.
VERÓL, Aline Pires; VAZQUEZ, Eliane Garrido; MIGUEZ, Marcelo Gomes. Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários - Projetos Práticos e Sustentáveis. 2 Ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2020.
WISE, A. F. E.; SWAFFIELD, J. A. Water, Sanitary and Waste Services for Buildings. 5° Ed. Butterworth Heinemann – Elsevies Science. Woburn, MA. ISBN: 0 7506 5255 1. 2002. 269p.