AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS PREDIAIS HIDROSSANITÁRIOS NOS PRIMEIROS ANOS DE USO E OPERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1089

Palavras-chave:

Sistemas prediais hidrossanitários, Patologias de construção, Manutenção predial, Instalações Prediais

Resumo

RESUMO: Considerando que as ações de avaliação de desempenho de edificações e de manutenção predial vêm ganhando ênfase nos últimos anos, a identificação de patologias nos sistemas prediais e a sua detecção precoce estão sendo tratadas mais a sério.   Destaca-se o grande número de registros de patologias nos sistemas prediais hidrossanitários (SPHS), devido suas características de heterogeneidade de seus elementos e o elevado grau de interação com os usuários. Este artigo tem o objetivo de avaliar a ocorrência de manifestações patológicas em edifícios públicos nos seus primeiros anos de uso e operação através da avaliação de relatórios de ordens de serviço de manutenção predial da Universidade Federal de Goiás durante o período de 2012 a 2019. A partir dessas informações, foi avaliada a participação das edificações com pouca idade na manutenção predial da instituição e identificar quais foram os tipos de manifestações patológicas relatadas nesses edifícios. Observou-se participação significativa de edifícios com menos de 5 anos nas requisições de manutenção dos SPHS. A ocorrência de manifestações patológicas foi relacionada ao uso de materiais de baixa qualidade e deficiências nas etapas de projeto, execução e fiscalização da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heber Martins de Paula, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Curso de Mestrado Em Engenharia Civil Estruturas e pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil e dos Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (linha de Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil) da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Universidade Federal de Catalão em implantação. Tem experiência na área de construção civil, desenvolvimento de novos materiais e instalações hidrossanitárias prediais, atuando como projetista e docente de Sistemas Prediais Hidrossanitário, Construção Sustentável e Acompanhamento de obras. Foi vencedor da 20ª. Edição do Prêmio CBIC (antigo prêmio Falcão Bauher) de Inovação e Sustentabilidade, categoria Pesquisa. Coordenador de Pesquisa da UFG/Regional Catalão (2015 e 2016), Coordenador de Administração e Finanças UFG/RC (2018-2019) e, atualmente, Pró-Reitor Pró-Tempore de Administração e Finanças da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). 

Ricardo Prado Abreu Reis, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Engenharia Civil na sub-área de Arquitetura e Construção por meio do curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP) em 2018, Mestre em Engenharia Civil pelo Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (CMEC-UFG) em 2005 e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás em 1999. Atualmente é Professor Adjunto 2 dos cursos de graduação em engenharia civil, engenharia ambiental e sanitária e arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Goiás. Coordenador Associado do GT de Sistemas Prediais (ANTAC). Tem experiência na área de Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários, Conservação e Uso Racional de Água, Sistemas de Drenagem na Fonte, Práticas LID (Low Impact Development), Construção Civil, além de Hidráulica e Saneamento.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674:2012. Manutenção de Edificações. Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 6p.

_____________. NBR 5626/2020. Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro: ABNT, 1994. 56p.

BOSCHETTI, L. A. Análise das falhas pós-obra nos sistemas prediais de edifícios residenciais multipavimentos. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Habitação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, São Paulo, 2010.

CRUZ, D. C. Análise de solicitações de assistência técnica em empreendimentos residenciais como ferramenta de gestão. 2013. 167 p. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

MORAIS, G. A. T.; LORDSLEEM, A. C. J. A Building maintenance management activities in a public institution. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 26, ed.1, 2019. p85-103.

PRADO, G. B. Aplicação do método G.U.T. para priorização de intervenções em manifestações patológicas de sistemas prediais em edifícios universitários. 2017. 92 p. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

SANTOS, F. P.; LAGE, E. G. S.. Patologias dos sistemas hidráulicos e sanitários da Escola Dom Domingos Carrerot. Engineering Sciences, v.8, n.1, p.17-26, 2020.

TEIXEIRA, P. C.; REIS, R. P. A; GNIPPER, S. F.; MONTEIRO, J. V. Estudo de patologias nos sistemas prediais hidráulicos e sanitários do prédio do ciclo básico II da UNICAMP. Revista eletrônico de Engenharia Civil, v. 1, ed.2, 2011. p34-50.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

SALOMÃO RAEL DE MORAIS, Lucas; MARTINS DE PAULA, Heber; PRADO ABREU REIS, Ricardo. AVALIAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS PREDIAIS HIDROSSANITÁRIOS NOS PRIMEIROS ANOS DE USO E OPERAÇÃO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. DOI: 10.46421/sispred.v2i.1089. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1089. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.