Sistema convencional x sistema sifônico: uma análise técnico-econômica no uso em sistemas prediais de águas pluviais

Autores

  • Fabiane Sasso Universidade de Passo Fundo
  • Vinívius Scortegagna Universidade de Passo Fundo
  • Rafaela Vicenzi Pagnussat Universidade de Passo Fundo
  • Vera Fernandes Universidade de Passo Fundo
  • Simone Fiori Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Sertoli Lopes Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1611

Palavras-chave:

Águas Pluviais, Sistema Convencional, Sistema Sifônico, Comparação, Tecnico-Economicamente

Resumo

RESUMO: Crescentemente o setor da construção civil demanda soluções eficientes e alinhadas com a inovação. No Brasil, os sistemas prediais de águas seguem os requisitos da NBR 10844/ (ABNT, 1989) onde os sistemas são concebidos como conduto livre. O sistema sifônico surge como alternativa, funcionando como conduto forçado. No presente estudo foram avaliadas duas edificações em uma cidade do norte do Rio Grande do Sul, sendo um galpão industrial com uma grande área de cobertura, e uma edificação hospitalar com um telhado menor. Os sistemas das duas edificações foram dimensionados com os índices pluviométricos de 125 mm/h e 180mm/h e respectivos períodos de retorno de 5 e 25 anos. Analisaram-se ainda as características de ambos quanto ao processo construtivo e funcionamento. As informações adquiridas das características de cada um possibilitaram comparação técnico-econômica dos custos, vantagens e desvantagens, considerando aplicabilidade em obras industriais e convencionais. Desenvolveu-se o levantamento de materiais e seus custos de implantação para as duas situações em cada uma das edificações. O sistema sifônico se destacou sendo um sistema mais completo, fácil montagem e eliminando grandes quantidades de condutores verticais das fachadas, porém este resultou em um custo de 6 à 8 vezes o custo do sistema convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR10844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro, 1989.

SAINT GOBAIN, EPEMS, sistema anti-vórtice de captação e drenagem de águas pluviais. Disponível em: https://www.sgpam.com.br/artigos/epams-sistema-antivortice-de-captacao-e-drenagem-de-aguas-pluviais. Acesso em: 15 jun. 2019.

SINAPI. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/poder-publico/apoio-poderpublico/sinapi/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 16 jun 2019.

ULMETA. Tetometal Construções Ltda. Disponível em: http://www.sulmeta.com.br/. Acesso em: 15 jun. 2019.

VALSIR. Grupo empresarial Valsir, Disponível em: http://www.valsir.it/en/panoramicaraiplus/prodotti/raiplus/panoramica-rainplus. Acesso em: 17 jun. 2019.

Downloads

Publicado

04/10/2019

Como Citar

SASSO, F.; SCORTEGAGNA, V.; VICENZI PAGNUSSAT, R. .; FERNANDES, V.; FIORI, S.; SERTOLI LOPES, A. Sistema convencional x sistema sifônico: uma análise técnico-econômica no uso em sistemas prediais de águas pluviais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1611. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1611. Acesso em: 19 maio. 2024.