ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES PLUVIAIS PARASITÁRIAS NA SUB-BACIA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO 4-A1 DO MUNICÍPIO DE JOINVILLE – SC
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2897Palavras-chave:
Sistema de esgotamento sanitário,, Águas pluviais parasitárias,, Ligações clandestinas,, Vazão de esgoto sanitário.Resumo
RESUMO: Atualmente no Brasil o sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário é do tipo separador absoluto, no qual o encaminhamento do esgoto e das águas pluviais são realizados de maneira independentes. Contudo, a maioria das grandes cidades brasileiras sofre com problemas de sobrecarga no sistema de esgoto sanitário, por vários motivos, principalmente devido as ligações clandestinas de drenagem pluvial das residências na rede de esgoto sanitário. A entrada de águas pluviais no sistema de esgotamento sanitário em volume superior ao previsto nos dimensionamentos, pode ocasionar problemas operacionais e ambientais. Diante do exposto, o objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo das contribuições pluviais parasitárias na sub-bacia 4-A1 pertencente ao sistema de esgotamento sanitário do município de Joinville – SC. Para isso, as metodologias empregadas foram divididas nas seguintes etapas: obtenção dos dados técnicos, constatação da contribuição pluvial parasitária na região em estudo, mensuração da contribuição pluvial parasitária e avaliação dos resultados. A partir do presente estudo de caso, foi possível constatar um aumento significativo na vazão de esgoto sanitário da bacia 4-A1 nos dias que foram registradas ocorrências de chuva, comprovando dessa forma, a real presença da contribuição de águas pluviais parasitárias no sistema de esgotamento da sub-bacia 4-A1 no município de Joinville.
Downloads
Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9648. Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1986.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9648. Instalações prediais de águas pluviais – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9649. Projeto de Redes Coletoras de Esgoto – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1986.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9648. Sistemas prediais de esgoto sanitário -Projeto e execução. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.
BERTOLINO, Murilo. Avaliação das contribuições de água de chuva provenientes de ligações domiciliares em sistema de esgotamento sanitário separador absoluto. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial., Centro Tecnológico, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Companhia Águas de Joinville. Plano de combate às infiltrações pluviais na rede coletora de esgoto. 2019. 44 f. Coordenação de Coleta e Transporte de Esgoto - Cct, Gerência de Esgoto - Ges, Joinville, 2022.
METCALF & EDDY Inc. (1991). Wastewater Engineering: treatement, disposal and reuse. 3ª ed., McGraw-Hill International Editions, 1334p.