Verificação dos comprimentos máximos de ventilação – estudo de caso para banheiros residenciais

Autores

  • Laura Zilio Universidade de Passo Fundo
  • Vera Fernandes Universidade de Passo Fundo
  • Vinicius Scortegagna Universidade de Passo Fundo
  • Simone Fiori Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Setoli Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1608

Palavras-chave:

Sistema modificado de ventilação no próprio tubo de queda, Comprimento de ventilação

Resumo

RESUMO: Sabe-se que o sistema de esgoto sanitário opera com escoamento livre, por gravidade. Sendo assim, a pressão atuante no mesmo é a atmosférica. O subsistema de ventilação visa manter a pressão constante no interior das tubulações para proteger o fecho hídrico dos desconectores, com o propósito de que estes não percam a função de barrar a entrada dos odores do interior das tubulações para os ambientes sanitários. No entanto, nos momentos de escoamento, podem se desenvolver variações de pressão que alteram o fecho hídrico dos desconectores presentes no sistema. Para estes casos foi desenvolvido os sistemas de ventilação. Dentre os tipos de ventilação preconizados pela NBR 8160/1999, tem-se o sistema realizado pela simples interligação do tubo de queda com a coluna de ventilação, chamado de sistema modificado com ventilação no próprio tubo de queda. Dessa forma, neste trabalho, foram testados os comprimentos máximos de ventilação indicados na NBR 8160/1999, para utilização deste sistema, através de testes experimentais que simularam um ambiente sanitário de banheiro residencial. A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar a necessidade de uma atualização das distâncias máximas de ventilação preconizadas na NBR 8160/1999, visto que as apresentadas na última revisão se encontram extremamente conservadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário- Projeto e execução. São Paulo, 1999.

FERNANDES, V. M. C. Formulação das condições limites para utilização de ventilação primária e secundária nos sistemas prediais de esgotos sanitários de edifícios residenciais e de escritórios. 2002. 562 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana), Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERNANDES, V. M. C.; GONÇALVES, O. M. Análise do uso de válvulas de admissão de ar nos sistemas de esgotos sanitários brasileiro, In: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 4., 2002, Porto Alegre. Anais Antac 2002, Porto Alegre: 2002. p. 1926.

FERNANDES, V. M. C.; GONÇALVES, O. M. Condições- limite para utilização do sistema de tubo de queda único nos sistemas prediais de coleta de esgoto sanitário residencial, In: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 6., 2006, Porto Alegre. Anais Antac 2006, Porto Alegre: 2006. p. 07-18.

GRAÇA, M. E. A. Formulação para Avaliação das Condições Determinantes da Necessidade de Ventilação Secundária em Sistemas Prediais de Coleta de Esgotos Sanitários. 1985. 357p Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo.

RODRIGUES, R. Desconectores nas instalações prediais de esgoto: uma avaliação crítica das especificações técnicas. 2004. 123 p. Tese (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, São Paulo.

SANTOS, D. C. Contribuições para a Estruturação de Modelo Aberto para o Dimensionamento Otimizado dos Sistemas Prediais de Esgotos Sanitários. 1998. 290p. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

ZILIO, Laura; FERNANDES, Vera; SCORTEGAGNA, Vinicius; FIORI, Simone; SETOLI, Anelise. Verificação dos comprimentos máximos de ventilação – estudo de caso para banheiros residenciais . In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1608. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1608. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.