ESTUDO DE CASO – DESCONFORTO DO USUÁRIO RELACIONADO À BAIXA PRESSÃO DE ÁGUA DISPONÍVEL NO PONTO DE CONSUMO >
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2959Palabras clave:
Desempenho, Desconforto, Sistemas PrediaisResumen
RESUMO: O dimensionamento incorreto do sistema hidrossanitário pode acarretar problemas diversos, entre eles a falta de pressão em um ponto de consumo, causando desconforto do usuário. Neste estudo de caso foram identificadas anomalias e falhas existentes em um Sistema hidráulico durante uma ampliação de uma edificação residencial unifamiliar, determinando a causa do desconforto dos usuários durante o uso do chuveiro elétrico. Por meio de uma vistoria no local e da elaboração de levantamento “como construído” a partir de anamnese com o construtor da edificação, foi possível calcular a pressão disponível no ponto de consumo do chuveiro elétrico por meio da aplicação da equação de Bernoulli. Constatou-se que a pressão disponível no ponto de consumo do chuveiro elétrico é de aproximadamente 5,90 kPa, inferior ao recomendado mínimo pela norma de 10 kPa. Além da pressão disponível abaixo do mínimo especificado em norma, constatou-se a inexistência de manutenções periódicas no sistema e que as instalações existentes não atendem aos critérios de manutenibilidade recomendados. A partir destas constatações, foi sugerida a alteração de traçado e calculada a pressão disponível no ponto de utilização mais desfavorável desta nova instalação para verificação do atendimento das recomendações de norma, obtendo-se uma pressão disponível de aproximadamente 10,27 kPa.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626 – Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro, 1998.
AMORIM, S. V.; Metodologia para estruturação de sistemas de informação para projeto dos sistemas hidráulicos prediais. 1997. 213 f. Tese (Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.
GOMIDE, T. L. F.; [ET AL]. Manual de engenharia diagnóstica: desempenho, manifestações patológicas e perícias na construção civil. 2ª Edição. São Paulo: Leud, 2021. 432p.
GNIPPER, Sérgio Frederico. Diretrizes para formulação de método hierarquizado para investigação de patologias em sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2010, 283 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.
TIGRE, Manual Técnico. Orientações técnicas sobre instalações hidráulicas prediais. Tigre, Joinville, 2023.