Avaliação do impacto do uso de chuveiros de vazão restrita no desempenho dos sistemas prediais de água quente

Autores

  • Marco Yamada Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Lúcia Helena de Oliveira Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1576

Palavras-chave:

Sistemas prediais de água quente, Uso eficiente da água, Vazão restrita, Eficiência energética, Escaldamento

Resumo

RESUMO: A busca pelo aumento da eficiência do uso de energia e água traz novos desafios. O emprego de tecnologias e medidas que permitem a redução do consumo de água e energia necessitam de uma abordagem sistêmica, em que diversos aspectos relativos ao desempenho do sistema de água quente sejam avaliados para verificar os possíveis riscos e benefícios da solução a ser adotada. Esse artigo busca avaliar os impactos do uso de chuveiros de vazão restrita em sistemas prediais de água quente na mistura da água fria e quente. A pesquisa foi feita por meio do desenvolvimento de um referencial teórico aplicado à situação e por um estudo de caso, realizado em um hotel na cidade de São Paulo. Os resultados apontam que o emprego de chuveiros de vazão restrita e de sistemas de água quente que operam com a temperatura da água mais elevada tendem a dificultar a mistura de água, criando oscilações mais sensíveis na temperatura durante o uso, o que traz desconforto aos usuários. Em casos particulares, cria-se um risco elevado de escaldamento. Dessa forma, recomenda-se cautela na adoção de chuveiros de vazão restrita, especialmente em sistemas de água quente que empregam temperaturas mais elevadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN SOCIETY OF SANITARY ENGINEERS (ASSE). Scald Hazards Associated with Low-Flow Showerheads – A White Paper. Ohio. Acesso online. Disponível em: https://www.map-testing.com/assets/files/ASSE%20Scald%20Hazard%20White%20Paper.pdf. Acesso em 27 maio 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). PN 02.146.03-003 29-05-13 Sistemas Prediais de Água Fria e Água Quente. Comissão de Estudo de Sistemas Predial Hidráulico-Sanitário para Água Fria e Quente. 2019.

ELETROBRAS. Avaliação do mercado de eficiência energética no Brasil: pesquisa de posse de equipamentos e hábitos de uso da classe residencial. Ano base 2005, Rio de Janeiro 2007.

FREIJE, M. Legionella Control in Healthcare Facilities – A Guide to Minimize Risk. Indianapolis, In – 1996.

MARTIN, R. L.; RICHARDSON, J. The Anti-Scald Issue, 1993 ASSE Zimmer Refresher Course, p. 36-38 & others.

TOMÉ, M. C. Análise do impacto do chuveiro elétrico em redes de distribuição no contexto da tarifa horossazonal. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Campinas. 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

YAMADA, Marco; HELENA DE OLIVEIRA, Lúcia. Avaliação do impacto do uso de chuveiros de vazão restrita no desempenho dos sistemas prediais de água quente. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1576. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1576. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.