ANÁLISE DE CUSTOS DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME PARA HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Thiago FICHE Graduação, Graduação em Engenharia Civil Universidade Federal do Ceará;
  • Alexandre BERTINI Professor Doutor, Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Light Steelframe, Método Construtivo, Edificações de Interesse Social, Construção Industrializada, Construção modular

Resumo

Muito se discute sobre qual metodologia seria mais eficiente na construção de HIS. Nesse contexto, pode-se dizer que o fator custo é preponderante, principalmente devido à grande demanda a ser suprida e a baixa reserva de capital dos possíveis compradores. Para que seja alcançado um padrão mínimo de conforto a um custo acessível é imprescindível que o método construtivo seja eficiente, ou seja, que ocorra o mínimo de desperdício possível, além de custos de matéria prima acessíveis. O método Light Steel Frame (LSF) consegue atingir um alto nível de racionalização, além de poder ser construído em um curto período de tempo. Em contrapartida, o método LSF apresenta custos relativamente altos para a realidade brasileira, levando em conta que é um método industrializado de construção, é importante que a demanda interna exista para que a infraestrutura seja estabelecida. Na presente pesquisa, objetiva-se realizar uma análise comparativa entre uma construção de baixo padrão em alvenaria tradicional frente a construção utilizando a metodologia LSF, além de comparar os custos diretos almeja-se também compreender quais são os elementos que dificultam a implantação do LSF como alternativa a construções de HIS no estado do Ceará. Objetivando ter uma compreensão mais profunda dos entraves da implantação de tal metodologia, buscou se lançar um olhar sobre as localidades em que a metodologia LSF vingou, e quais são as principais diferenças contextuais dessas realidades frente a realidade cearense. Por fim, almeja-se que esse trabalho possa contribuir com pesquisas futuras sobre a logística e aplicabilidade de metodologias de construção industrializada no Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABCEM, CBCA. Cenário dos fabricantes de perfis galvanizados para light steel frame e drywall 2020.Disponível em: https://www.abcem.org.br/site/estatisticas-cenarios-dos fabricantes. Acesso em: 28 mar. 2021.

BERTRAM, Nick; FUCHS, Steffen; MISCHKE, Jan; PALTER, Robert; STRUBE Gernot; WOETZEL, Jonathan.

Modular construction: From projects to products. Mckinsey & Company. Jun, 2019 CAMPOS, H. C. Avaliação pós-ocupação de edificações construídas no sistema light steel framing. 2010. 148 f.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.

FALEIROS, João Paulo Martin; JUNIOR, Job Rodrigues Teixeira; SANTANA, Bruno Marques. O crescimento da indústria brasileira de estruturas metálicas e o boom da construção civil: um panorama do período 2001-2010.

BNDES Setorial 35, p. 47 – 84. Jul. 2011.

GERDAU. Barras e perfis Gerdau. Disponível em: https://www2.gerdau.com.br/downloadableresource/catalogo-barras-e-perfis-tabela-de-bolso. Acesso em: 31/03/2021 RODRIGUES, Francisco Carlos. Steel Framing: engenharia, Segunda Edição Revisada. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Siderurgia / Centro Brasileiro da Construção em Aço, 2016.

SILVA, Maristela Gomes da; SILVA. Painéis de vedação / Maristela Gomes da, Vanessa Gomes da Silva. - Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2003.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

FICHE, Thiago; BERTINI, Alexandre. ANÁLISE DE CUSTOS DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAME PARA HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO ESTADO DO CEARÁ. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–6. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/1328. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.