Análise da envoltória em edificação escolar de ensino superior

aplicação da metodologia INI-C

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3896

Palavras-chave:

envoltória, carga térmica, INI-C, método simplificado

Resumo

A promulgação da Instrução Normativa Inmetro n° 42/2021 atualizou os métodos de avaliação e introduziu, no cenário brasileiro, novas formas de calcular a carga térmica da envoltória. Assim, fez-se relevante testar os novos programas disponibilizados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), para melhor entender as variáveis e a aplicabilidade do método simplificado. O presente trabalho tem como objetivo o cálculo da carga térmica total anual da envoltória, por meio do método simplificado da INI-C, de uma edificação pública de ensino superior em Belo Horizonte, Minas Gerais, levantando pontos positivos e limitações do novo método. A metodologia abarcou a verificação das informações técnicas da edificação, através das plantas, dos cortes e do memorial descritivo, além da inserção dos dados recolhidos na interface web metamodelo para a obtenção da carga térmica de refrigeração anual. Após o levamento de todos os parâmetros da envoltória, a interface realizou o cálculo da carga térmica total anual, em kW/ano e, então, comparou-se a carga térmica com e sem a contribuição da ventilação natural. O nível de eficiência energética do bloco, obtido a partir do coeficiente de redução da carga térmica total anual e contabilizando o percentual de horas em conforto foi da classificação D para A. A ventilação natural permitiu uma redução global de 89% desta carga térmica e classificação do sistema individual da envoltória atingiu o nível A. Quanto ao método, barreiras foram identificadas na divisão de zonas térmicas e na contabilização das horas de conforto, não contabilizada pela interface web.

Biografia do Autor

Anna Rita Tomich Magalhães Felippe, Universidade Federal de Itajubá

Doutoranda no Programa em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Belo Horizonte - MG, Brasil

Fernando Augusto de Campos Pinheiro Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável , Belo Horizonte - MG, Brasil

Fabrício Microni de Freitas Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG, Belo Horizonte - MG, Brasil

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta, Professora do Departamento de Tecnologiada Arquitetura da UFMG, do Design e do Urbanismo, Doutora em Engenharia Civil na área de Conforto Ambental

Luisa Fiorot Dell’ Santo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda, Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte - MG, Brasil

Larissa Arêdes Monteiro , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Belo Horizonte - MG, Brasil

Referências

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

FELIPPE, Anna Rita Tomich Magalhães; MOREIRA, Fernando Augusto de Campos Pinheiro; FERREIRA, Fabrício Microni de Freitas; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; SANTO, Luisa Fiorot Dell’; MONTEIRO , Larissa Arêdes. Análise da envoltória em edificação escolar de ensino superior : aplicação da metodologia INI-C. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3896. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3896. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

4. Desempenho Térmico do Ambiente Construído

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