IMPACTO DO FATOR DE VISÃO DO CÉU NO TEMPO DE PERMANÊNCIA DE USUÁRIOS EM BANCOS DE PRAÇAS
Palavras-chave:
tempo de permanência, fator de visão do céu, praças, bancosResumo
O uso e apropriação em espaços públicos de lazer, como praças, estão associados com suas características de conforto, segurança, qualidade dos mobiliários e equipamentos, entre outros. Em relação ao mobiliário urbano, o banco exerce papel fundamental, pois favorece a permanência dos usuários no local. Neste contexto, o objetivo do estudo é identificar se existe relação entre o Fator de Visão do Céu (FVC) e o tempo de permanência dos usuários em bancos de praça. O método selecionado foi a observação dos usuários através de fotografias tiradas a cada 10 minutos e imagens hemisféricas com lente olho de peixe, que foram inseridas no software Rayman para determinar o valor do FVC. Os resultados demonstram que existe relação entre o FVC e o tempo de permanência dos usuários em bancos de praças, uma vez que os valores mais baixos do FVC apresentam em média cerca de quatro vezes mais usuários e maior tempo de permanência nos bancos. No período da manhã, essa diferença de tempo de permanência não foi muito significativa; entretanto, no período da tarde o tempo médio de permanência nos bancos com FVC baixo foi de 20 min, praticamente o dobro do tempo em relação aos com FVC médio, que foi de 11 min. Os métodos adotados foram eficientes para compreender a relação entre o tempo de permanência dos usuários em banco e o FVC e podem ser replicados em estudos semelhantes em diferentes contextos climáticos e de condições de tempo (verão e inverno).
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