Ensino de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4183Palavras-chave:
ensino, sustentabilidade, ateliê integrado, criatividade, ferramental digitalResumo
O ensino de sustentabilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo tem sido debatido há muito tempo e vários autores identificaram e debateram aspectos que corroboram a atividade complexa e multifacetada do ensino de arquitetura. O objetivo principal é analisar a existência ou a possibilidade da integração com outras áreas do conhecimento, principalmente relacionadas à sustentabilidade e ao conforto ambiental, nos ateliês de projeto em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo em universidades federais selecionadas, do ponto de vista dos docentes que ministram disciplinas teórica e/ou ateliês de projeto. O método pressupõe o uso de uma abordagem de métodos mistos (qualitativo e quantitativo) incorporando a teoria fundamentada, para gerar temas, apoiada por uma pesquisa de literatura para verificar as características definidoras dos questionamentos a serem colocados para entender a situação atual de ensino de sustentabilidade na graduação. A revisão bibliográfica, a experiência profissional e o desenvolvimento de questionário fazem parte do método escolhido. Uma primeira entrevista experimental foi realizada e algumas ponderações colocadas indicam caminhos e ajustes a serem pensados. Resultados corroboram processos de ensino prático de ateliês e integração de conteúdos na área de sustentabilidade e de conforto ambiental.
Referências
ALTOMONTE, Sergio, Environmental Education for Sustainable Architecture, Review of European Studies, vol. 1, no. 2, december 2009.
ALTOMONTE, S., et al, Educate! Sustainable Environmental Design in Architectural Education and Practice, PLEA2012 - 28th Conference, Opportunities, Limits & Needs Towards an environmentally responsible architecture Lima, Perú 7-9 November 2012
ALTOMONTE, Sergio, RUTHERFORD, Peter, WILSON, Robin, Mapping the Way Forward: Education for Sustainability in Architecture and Urban Design, Corporate Social Responsibility and Environmental Management Corp. Soc. Responsib. Environ. Mgmt. 21, 143–154 (2014) Published online 5 December 2012 in Wiley Online Library (wileyonlinelibrary.com) DOI: 10.1002/csr.1311
BASA, Inci, Environmental discourse of architecture, International Journal of Environmental Studies, Routledge, Taylor & Francis Group, Vol. 66, No. 2, 271–279, April 2009.
BOYER, Ernest L., MITIGANG, Lee D. Building Community: a new future for Architecture Education and Pratice: a special report, New Jersey: The carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, 1996.
CHARMAZ, Kathy, A construção da teoria fundamentada: um guia prático para análise qualitativa, Porto Alegre: Artmed, 2009. E-book.
DOURADO, Brenda M., Sobre o ensino de sustentabilidade ambiental nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: avaliação e subsídios. Orientadora: Cláudia Naves David Amorim. 2015. 233f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, DF, 2015.
EDUCATE. Sustainable Architectural Education - White Paper. Environmental Design in University Curricula and Architectural Training in Europe. (Disponível em: acesso em 03/07/2012), 2012a.
EMAM, M., TAHA, D., ElSAYAD, Z., Collaborative pedagogy in architectural design studio: a case study in applying collaborative design. Alexandria Engineering Journal, 2018.
GRANT, E. J. Mainstreaming environmental education for architects: the need for basic literacies. Buildings and Cities, 1(1), pp. 538–549, 2020.
GREGORY, Alexis, HERRMANN, Michele M., MILLER, Beth, MOSS, Jarrod, Integrated Practice and Architecture Education: The Evolution of a Pedagogy, ARCC 2013 | The Visibility of Research Pedagogy: New Visions and Revisions in Architectural Education, 310-320, 2013.
GUERRA, J., PALME M., ALFARO, S., Education for Sustainability: Implementation of energy and environment curricula in architecture training PLEA2012 - 28th Conference, Opportunities, Limits & Needs Towards an environmentally responsible architecture Lima, Perú 7-9 November 2012
MICHELSEN, Gerd, ADOMßENT, Maik, MARTENS, Pim, VON HAUFF, Michael, Sustainable Development – Background and Context, In: HEINRICHS, Harald, MARTENS, Pim, MICHELSEN, Gerd, WIEK, Arnim, (ed.), Sustainability Science: an introduction, New York / London: Springer, 2016. E-book.
PASSE, U. A design workflow for integrating performance into architectural education. Buildings and Cities, 1(1), pp. 565–578, 2020.
RIDER, Traci Rose, Reinterpreting Architectural Education: Exploring Methods for Incorporating Sustainability Themes, ARCC/EAAE 2014 | Beyond Architecture: New Intersections & Connections Re-Disciplining: The Rise, Fall and Reformation of the Disciplines. History, Theory, Historiography, and Future Studies, 86-96, 2014.
RIDER, T. R. Environmental discourses and rhetoric in the conceptual space of architectural education, Enquiry: The ARCC Journal: vol. 11, issue 1, pg 1-7, 2014.
SRIVASTAVA, Malini, Cooperative learning in design studios: a pedagogy for net-positive performance, Buildings and Cities, 1(1), pp. 594–609, 2020.
STEVENSON, F., KWOK, A., Mainstreaming zero carbon: lessons for built-environment education and training. Buildings and Cities, 1(1), pp. 687–696, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.