COMPARAÇÃO ENTRE INDICADORES DE DESEMPENHO E CONFORTO TÉRMICO EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Autores

  • Tássio Luiz dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Fernandes da Cunha Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Arthur Santos Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

desempenho térmico, NBR 15575, simulação computacional, habitação social, conforto térmico

Resumo

A norma brasileira de desempenho de edificações, NBR 15575 (ABNT, 2013), estabelece métodos de avaliação de desempenho térmico sendo que, dentre estes, o método de simulação é o mais apropriado segundo a comunidade acadêmica. Contudo, o método de simulação não define parâmetros de entrada importantes e seu índice de classificação de desempenho não considera conceitos de conforto térmico para os usuários da edificação. Este trabalho tem como objetivo comparar indicadores de desempenho térmico de habitações de interesse social, com base no método da norma, com indicadores de conforto térmico dos usuários, com base em um método alternativo proposto no trabalho. Foram analisados dois projetos de habitação e interesse social nas quatro zonas bioclimáticas do Mato Grosso do Sul (ZB3, ZB5, ZB6 e ZB8) por meio dos dois métodos de simulação; também foi analisada a sensibilidade das variáveis de entrada no desempenho e no conforto térmico por meio da análise de variância. Os resultados mostraram certa correlação entre desempenho e conforto térmico, o que pode estar relacionado ao fato de que os grupos de variáveis mais influentes são semelhantes nos dois casos. As principais divergências nos resultados são devido à norma considerar apenas o pico de calor, no caso do verão, e esse fator ocorre no período da tarde, sendo que para o método alternativo, no qual é considerada a rotina de ocupação, os quartos são ocupados em sua maior parte no período noturno. Esta análise demonstra a possibilidade de se utilizar indicadores de desempenho de habitações de interesse social baseados em conceitos de conforto térmico do ambiente, porém as informações de ganhos de calor internos, rotinas de ocupação e utilização de equipamentos são fundamentais para aproximar a simulação computacional a um funcionamento real da habitação.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

SANTOS, Tássio Luiz dos; CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernandes da; SILVA, Arthur Santos. COMPARAÇÃO ENTRE INDICADORES DE DESEMPENHO E CONFORTO TÉRMICO EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1736–1745. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4204. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

4. Desempenho Térmico do Ambiente Construído