A APLICAÇÃO DE METAS NZEB A EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL NA ZONA BIOCLIMÁTICA BRASILEIRA Nº 2

Autores

  • Leno Porto Dutra Universidade Federal de Pelotas
  • Isabel Tourinho Salamoni Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Grala da Cunha Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

eficiência energética, geração de energia elétrica, nZEB

Resumo

As edificações são grandes consumidoras de energia e podem, além de consumir de forma mais eficiente, gerar a energia que utilizam. Este artigo visa identificar se uma unidade habitacional típica brasileira é capaz de cumprir objetivos de baixo consumo energético estabelecidos para a Europa. O método utilizado nesta pesquisa é experimental, através de um estudo de caso com um modelo de residência unifamiliar representativo de habitações brasileiras de interesse social. Foi realizada simulação de consumo e geração de energia no programa EnergyPlus™, para comparação com metas nZEB, isto é, de edificações com consumo líquido de energia próximo de zero, identificados pelo “n” minúsculo, de “nearly”, na sigla. Os resultados indicam que, mesmo sem um projeto que leve em conta a eficiência energética, ações de melhoria no isolamento da envoltória já são capazes de promover o cumprimento da maioria das metas estabelecidas para as diferentes zonas climáticas europeias. Concluiu-se que a geração no próprio local, através de fontes renováveis, é importante para que se possam atingir os objetivos de baixo consumo de energia, mas as ações de eficientização são imprescindíveis para esse fim.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

DUTRA, Leno Porto; SALAMONI, Isabel Tourinho; CUNHA, Eduardo Grala da. A APLICAÇÃO DE METAS NZEB A EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL NA ZONA BIOCLIMÁTICA BRASILEIRA Nº 2. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2065–2074. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4252. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>